14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Parceria com japoneses aumenta público no Museu Paranaense

O Museu Paranaense tem tido mais visitantes desde que firmou parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba. Em julho, cerca de seis mil pessoas passaram pelo museu, público 52% maior se comparado ao mesmo período do ano passado.

A exposição O Espírito de Budô, trazida pelo consulado, foi uma das grandes responsável por este recorde de visitação. Grande número de dojôs e academias levaram os alunos para conhecer o acervo de armaduras, elmos e armas, além da história milenar das artes marciais japonesa.

“Temos orgulho da parceria com o Consulado Geral do Japão de Curitiba ao longo destes anos. Ajudamos a divulgar a cultura milenar deste povo e recebemos grandes exposições, que enchem os olhos do público, trazendo um grande fluxo de novos visitantes ao Museu”, conta o diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro.

Neste ano, o trabalho com o Consulado do Japão ganhou força, gerando mais oportunidades para que o público conheça a cultura japonesa. No começo de 2016, ao lado da Fundação Japão São Paulo, o Consulado e o MP realizaram as exposições Cerâmica do Japão – a Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês” e Lara: Recursos de Ajuda que Salvaram o Japão – um Episódio Esquecido.

Para o vice-cônsul Yuma Kobayashi, a divulgação da cultura japonesa é uma das funções do consulado, mas para isso é preciso um bom parceiro, que apoie e que trabalhe com a instituição. “O Museu Paranaense sempre abriu as portas para o consulado realizar eventos culturais, é um ótimo parceiro. Queremos continuar trabalhando com o Museu Paranaense para apresentar a cultura japonesa e dar aos brasileiros fácil acesso à arte”.

Em julho foram firmadas também parcerias com o Centro Ásia e a Associação de Kendo de Curitiba. A diretora do Centro Ásia, Lina Saheki, realizou visitas guiadas pelas exposições O Espírito do Budô e LARA. A Associação de Kendo fez apresentações com explicação sobre o esporte e também visitas mediadas à exposição sobre artes marciais.

Serviço: Museu Paranaense

Local: Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

Telefone: (41) 3304-3300

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS