14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Passeio Público tem melhorias no lago, módulo da Guarda e nos sanitários

O Passeio Público está com três frentes de trabalho visando a melhoria do espaço e a segurança dos frequentadores do local. Nos últimos dias, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalham na adequação do módulo da Guarda Municipal, na impermeabilização do segundo lago e na recuperação dos banheiros públicos.

Os serviços são constantes no local e fazem parte da revitalização geral do mais antigo parque de Curitiba, que já passou por reforma e pintura dos recintos dos animais, recuperação do playground e de outros atrativos.

De acordo com Cynthia Juraszek Maia Batista, assessora do gabinete do prefeito Rafael Greca, trata-se de um trabalho para resgatar um ícone de lazer das famílias curitibanas.

“O prefeito quer trazer mais vida para o centro da cidade e fazer com que o Passeio Público volte a ser opção de lazer diversão para os curitibanos e de diversão para os curitibinhas. É uma prioridade”, diz Cynthia.

Lago limpo
As últimas mudanças começaram pelos lagos. O principal já foi limpo e impermeabilizado, e o segundo lago começou a ser esvaziado para receber as intervenções. No primeiro, foram identificados e consertados mais de 30 pontos de vazamento – ele já voltou a ser enchido d´água.

Para execução da limpeza e impermeabilização, a Secretaria do Meio Ambiente faz a transferência dos peixes de um lago para outro. A seguir o leito é limpo e avaliado antes de receber água novamente. O clima seco de inverno deve favorecer a rapidez das intervenções.

Antivandalismo
Nos próximos dez dias, em razão da restauração, os sanitários podem passar por interdições pontuais. Após a reforma geral no ano passado, os equipamentos sofreram atos de vandalismo e precisam de recuperação e reforço.

“As portas foram quebradas e os metais, arrancados”, conta o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil. As equipes trabalham para restabelecer as condições de uso do espaço.

Uma porta reforçada foi instalada na entrada para evitar o acesso após o horário de atendimento, das 7h às 19h. As portas dos reservados também devem ganhar material mais resistente. Torneiras, registros e espelhos, alvos recorrentes de vandalismo, serão trocados.

Segurança
O antigo módulo da Polícia Militar vem sendo readequado com pintura, conserto e novo mobiliário, para receber os agentes da Guarda Municipal. Os trabalhos devem ser finalizados nesta semana. Desde o início do mês existe efetivo da corporação durante o dia todo no Passeio Público.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS