Pesquisa pode ser conceituada como sendo uma investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento. A pesquisa pode ser pura ou intelectual ou aplicada, prática ou básica.

Quanto aos tipos, a pesquisa pode ser dividida em: bibliográfica, de campo ou levantamento, de laboratório, documental. As pesquisas normalmente feitas em supermercados são do tipo aplicada e de campo.

As pesquisas estruturadas são feitas por meio de Projeto de pesquisa, contemplando itens como: Justificativa, Definição do Problema, Objetivos, Formulação de Hipóteses, Delimitação do Universo e Seleção da Amostra, Instrumento de Coleta de Dados, Instrumento de Coleta de dados e Tratamento de Dados, Resultados da Pesquisa.

Devida à competitividade cada vez mais acirrada entre as organizações e ao próprio desenvolvimento social, a pesquisa se tornou um dos meios mais eficazes de se obter informações a respeito das pessoas ou do próprio público-alvo das organizações. Como o futuro é quase sempre incerto, mesmo que a pesquisa não consiga obter todas as informações de que se necessita, é um fator inegável que ela minimiza a incerteza nas tomadas de decisão.

Na definição do problema podem ser levantas questões que poderão ser respondidas ao longo da pesquisa.

Para fins didáticos, os objetivos podem ser divididos em objetivo Geral e objetivos Específicos.

Um estudo pode admitir a formulação de hipóteses que orientarão a solução do problema.

É importante delimitar o universo sore o qual irá ser feita a pesquisa, bem como a Seleção da Amostra, que deve ser significativa.

O Instrumento de Coleta de Dados, por exemplo, pode ser feito por meio de um questionário estruturado, a ser preenchido.

Os dados poderão ser tabulados com auxílio de software adequado, de onde poderão ser extraídos, por exemplo, gráficos e tabelas, que ajudarão na apresentação dos resultados da pesquisa, como: perfil dos consumidores da empresa,   características de compras, composto de mídia, motivos que levam as pessoas a comprarem na empresa, satisfação dos clientes quanto aos produtos/serviços oferecidos, pontos positivos e pontos negativos […].

Em um ambiente saturado pela concorrência de varejo, com produtos/serviços cada vez mais semelhantes, a procura por diferenciais tora-se um fator primordial de sucesso de uma empresa.

Daí a importância de se encomendar uma pesquisa de mercado a um administrador formado.

Isaac Carreiro Filho (em memória)
Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.