O prefeito em exercício Eduardo Pimentel, recebeu na tarde desta sexta-feira (21/10) o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Melo e Faro Ramos e sua esposa a embaixatriz Maria Cristina Ramos. A visita teve como objetivo estreitar o relacionamento da capital paranaense com o país europeu.
No encontro, que aconteceu no Memorial de Curitiba, foram apresentados projetos culturais da cidade, como o planejamento da edição de 2023 da Oficina de Música. A intenção é que alunos e professores portugueses possam participar mais ativamente, ministrando aulas e realizando o intercâmbio culturais.
“É com muita satisfação e alegria que recebemos em nossa cidade a visita do embaixador português e de sua esposa. Essa parceria que estamos realizando com o governo português é muito importante para estreitarmos ainda mais nossos laços culturais em um ano tão importante que é o bicentenário da independência do Brasil”, disse Eduardo Pimentel.
Além da cultura o embaixador pode conhecer um pouco mais os projetos ambientais da capital, como as hortas comunitárias e a Fazenda Urbana, e os educacionais, como a proposta de transformar em escolas integrais as 185 unidades de ensino do município até 2024.
“Curitiba é uma cidade que sempre me impressiona. Aqui, mais uma vez, pude conhecer programas que são importantíssimos para o desenvolvimento da cultura, da educação e de um ambiente sustentável. Brasil e Portugal são como irmãos e a possibilidade de trocar experiencias e aprender uns com os outros é muito importante para o desenvolvimento de nossas pátrias”, afirmou o embaixador Luís Ramos.
Música
Durante o encontro, o pianista Thiago Teixeira e o Tenor Vittorio Scarpi executaram as composições Suspiro D´Alma (Carlos Gomes), Canção do Poeta do Século XVIII, Coração Triste de Alberto Nepomuceno e Festa no Sertão (de autoria de Heitor Villa Lobos), além de trechos do Guarany de Carlos Gomes.
Presenças
Integravam também a comitiva portuguesa a diretora do Instituto Camões, da Cooperação e da Língua em Brasília, Alexandra Pinho; o diretor da AICEP no Brasil – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Francisco Costa e a cônsulesa de Portugal em Curitiba, Susana Pereira.
Também participaram do encontro a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; o assessor especial de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; o chefe do escritório do Itamaraty no Paraná, Paulo Pinheiro Machado; o chefe substituto da Erepar secretário Paulo Fernando Pinheiro Machado; a superintendente da Cultura de Curitiba, Luciana Casagrande Pereira; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a procuradora geral Vanessa Volpi Bellegard Palacios; o secretario do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; os administradores regionais Gerson Gunha (Portão) e Rafael Keiji (CIC) e o vereador Sidnei Toaldo, e outros convidados.