13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

PM mostra viaturas de várias épocas em desfile por cartões-postais da capital

Kombi, Fusca, Opala, Toyota Bandeirantes e Blazer. Estes foram alguns dos veículos que marcaram época no serviço operacional da Polícia Militar do Paraná. As viaturas rodaram por avenidas, estradas rurais, parques e regiões de fronteira a serviço da Segurança Pública. Agora restaurados, os carros participaram de um inédito desfile de viaturas de polícia e do Corpo de Bombeiros em comemoração aos 166 anos da PM.

A iniciativa aconteceu no sábado (29/08) e passou por diversas regiões da Capital. O comboio saiu do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, e percorreu alguns cartões-postais da cidade, como a Ponte Estaiada, o Jardim Botânico, o Largo da Ordem, o Portal Polonês, o Parque Barigui, o Parque Tingui, o Portal Italiano, o Relógio das Flores, o Passeio Público, entre outros.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o desfile ocorreu com apenas uma parada, em curto tempo, para evitar a aglomeração de pessoas. No Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, a Banda de Música entoou o Hino Nacional em reverência à Nação Brasileira.

Os militares utilizaram máscaras faciais e álcool gel e todo o itinerário foi acompanhado pelas equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e, no ar, teve o apoio foi do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) com um helicóptero.

Para o comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos, o mês de agosto foi especial para desenvolver uma consciência aos policiais militares e à população sobre a importância da Corporação. “Cada policial é um tijolo da construção que é a Polícia Militar. O que une esses tijolos é o amor, o dever de servir à população”, disse.

No retorno ao Quartel do Comando-Geral, foram prestadas as honras ao Comando-Geral da PM e entoada a Canção 10 de Agosto, hino da Polícia Militar do Paraná, e as viaturas e equipes policiais se mantiveram em reverência à Bandeira Nacional. “Fizemos um abraço ao QCG, onde nasceu a PM, onde ela se desenvolveu e hoje é a casa do militar estadual. É um espaço símbolo da Corporação”, destacou.

HISTÓRIA – O Chefe da 5ª Seção do Estado-Maior da PM, tenente-coronel Alan Waldick de Almeida Garret, explica que intenção da atividade foi mostrar à população um pouco da história da Corporação por meio das viaturas históricas, que também fazem parte da história de criação e desenvolvimento do Paraná.

Todo o desfile foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais da PM nas redes sociais. “Esse foi mais um dos eventos em alusão aos 166 anos da Polícia Militar. A ideia foi fazer um desfile à população, mas como as pessoas ainda não podem sair de suas casas, levamos até elas as nossas viaturas, tanto que a orientação foi para que elas acompanhassem a passagem do comboio de dentro de seus veículos ou de suas casas”, disse.

O tenente Jerferson Cardoso de Souza, regente da Banda de Música da PM, coordenou os musicistas no desfile motorizado. “A Banda historicamente sempre está presente nas comemorações da PM e hoje não poderia ser diferente. Para nós é um orgulho e uma honra fazer parte desse momento especial, além do reconhecimento da população que sempre que nos acompanha, participa e se envolve nos concertos e apresentações”, afirmou.

FROTA – O desfile mostrou um pouco da história da PM e também os mais recentes veículos adquiridos para o policiamento. As motocicletas Honda CB 1000 do BPTran, desfilaram junto com as tradicionais Harley Davidson Police King do batalhão e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O Fusca do BPTran, juntamente com modelos de Parati, Kombi, Opala e Bandeirantes, formou a ala de viaturas antigas.

Também desfilaram caminhonetes de maior porte, desde a histórica GM Blazer do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), até os modelos mais modernos Amarok e Trailblazer de unidades de área e de missões especializadas, como do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV). O Corpo de Bombeiros também demonstrou sua frota histórica que contou com ambulância, um Auto Escada Mecânica, Auto Plataforma Mecânica, o Auto Bomba Resgate e um modelo de Auto Bomba Resgate antigo.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS