A Pneumonia é uma doença inflamatória aguda que compromete os pulmões, inflamação essa localizada principalmente na região dos alvéolos, onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, nos interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Basicamente, pneumonia é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.

Qualquer pessoa, em qualquer idade, está sujeita a contrair uma pneumonia, sendo um pouco mais frequente em idosos, daí a importância de reconhecer os sintomas:

  • Febre alta;
  • Tosse
  • Dor no tórax ou na região dorsal
  • Alterações da pressão arterial;
  • Confusão mental;
  • Mal-estar generalizado;
  • Falta de ar;
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
  • Toxemia (excesso de toxinas no sangue);
  • Prostração, cansaço.

Agora algumas respostas para perguntas comuns que recebo:

Frio causa pneumonia?

Não. É necessário um agente externo, como uma bactéria ou um vírus, para que exista a doença. O que ocorre é que, no frio, as pessoas ficam mais tempo em lugares com pouca ventilação, fechados e em aglomerações, o que facilita a transmissão do micro-organismo irritante de uma pessoa para outra. 

A Pneumonia é contagiosa?

Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.

 Se possuir sintomas o que fazer?

No caso da presença dos sintomas é necessário procurar um médico, que ira fazer alguns exames como a ausculta pulmonar, Raio X  e/ou Tomografia de Tórax, que auxiliaram no diagnostico  e na conduta do tratamento.

Evitar Xaropes antitussígenos, ou seja, que evitam a tosse, pois nesse momento a tosse é importante para ajudar a eliminar o muco dos pulmões.

A Fisioterapia respiratória ajuda bastante nas infecções por pneumonia, auxiliando na expectoração e na função respiratória.

É importante tomar bastante líquido, também no inverno, para manter o muco dos pulmões fluido.

 Dormir bem, se alimentar bem, não fumar, procurar descansar e evitar  o estresse, ajudam a manter a imunidade. Neste mês de maio, aproveito para homenagear as MÃES, palavra pequena, mas com um significado enorme, que quer dizer, dedicação, amor, renuncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz, mas participar e educar seus filhos gerados ou criados. Mãe é a mulher mais importante da nossa vida. Desejo à minha mãe em especial e à todas as mães, um FELIZ DIA DAS MÃES.