23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Polícia Militar lança Operação Natal com reforço de efetivo em todo Estado

A Polícia Militar vai empenhar, neste mês de dezembro, todo o efetivo, incluindo pessoal administrativo, no reforço das ações de policiamento preventivo em todo o estado. As atividades fazem parte da “Operação Impacto II – Natal 2016” e serão feitas pela proximidade das festas de fim-de-ano e a aumento de circulação de pessoas e de dinheiro nas áreas comerciais. Na Capital, o lançamento será nesta quinta-feira (01), às 14 horas, na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade.

Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Arildo Luiz Dias, a Operação Natal visa dar um incremento no policiamento nas regiões comerciais, em todo o estado, em virtude do aumento de circulação de pessoas para as compras de festejos do final de ano, além da extensão do horário comercial até às 22 horas em muitas regiões. “Estamos fazendo um esforço a mais em prol do cidadão paranaense”, disse o coronel.

As equipes policiais desenvolverão todos os métodos de policiamento preventivo, com patrulhamento a pé, motorizado, a cavalo e aeronaves. Os trabalhos serão concentrados em locais pré-determinados, por meio de um planejamento estratégico, e com grande concentração de pessoas e de atividade comercial, atuando de forma ostensiva nas vias e locais públicos. Durante o dia e a noite os militares estarão nas ruas para trazer mais segurança à comunidade, incluindo finais de semana.

Além dos grupos de cada unidade operacional – Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Radiopatrulha – as atividades serão desempenhadas por policiais militares que atuam no serviço administrativo, reforçando o efetivo nas ruas.

Serão feitas abordagens a pessoas e veículos, vistorias e fiscalizações em locais públicos e estabelecimentos comerciais que possuem potencial para práticas delituosas. Haverá blitzes de trânsito nas vias com maior tráfego de pedestres e veículos e operações conjuntas com outros órgãos de segurança pública. O policiamento também será reforçado nas áreas residenciais.

Todos os seis Comandos Regionais de Polícia Militar estarão empenhadas na operação, aplicando os meios humanos e materiais que possuem, incluindo os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) que estão na fase de estágio operacional supervisionado.

Também estão atuando na operação o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Polícia Ambiental; o Batalhão de Polícia Rodoviária, o Batalhão de Polícia de Trânsito, o Regimento de Polícia Montada, o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas; a Academia Policial Militar do Guatupê, e o Batalhão de Polícia de Guarda.

SERVIÇO: Lançamento Operação Impacto II – Natal 2016.

Data: 1º (quinta-feira).

Hora: 14h.

Local: Praça Rui Barbosa, Centro, Curitiba

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS