22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Polícia prende quadrilha que falsificava diversos tipos de documentos

Uma fabriqueta especializada em crimes de falsificação foi desarticulada pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (26), em Curitiba. A quadrilha forjava os mais variados documentos, desde carteiras de identidade, CPF, habilitação de motorista, documentos de veículos, cartões bancários até carteirinhas de faculdade, atestados médicos, declarações de imposto de renda e contas de luz.

“O esquema era especializado em fabricar uma ‘pessoa’ totalmente nova, a partir de dados de terceiros, forjando uma nova identidade e abandonando o nome sujo para trás”, explicou o delegado-titular do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Rodrigo Brown.

MANDADOS – O chefe do esquema é um antigo conhecido das forças de segurança, inclusive de outros estados. Contra ele havia dois mandados de prisão em aberto pela Polícia Federal, também por estelionato. Já havia sido preso anteriormente por manter em funcionamento práticas quase idênticas as que foram encontrada nesta terça-feira.

O chefe do esquema foi abordado por uma equipe do Cope no momento em que entregava carteiras de identidade a um homem, nas proximidades de um shopping center no bairro Portão, em frente do local onde era mantido todo o aparato necessário para a falsificação, como máquinas para gravar cartões magnéticos, computadores e impressoras. Com eles, a polícia apreendeu pastas com grande organização de dados cadastrais e cópias bem próximas de documentos legítimos.

Também foram presos mais um homem com antecedente criminal por estelionato e uma mulher de 31 anos. “Documentos falsos trazem muita dor de cabeça para as forças de segurança. É comum marginais serem presos e apresentarem documentos falsos, por isso sempre procuramos descobrir de onde surgem esses registros”, diz o delegado.

De acordo com Brown, eles responderão pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público e particular. As investigações prosseguem para identificar as pessoas que faziam uso desses falsificadores e com qual objetivo. “Quem procura esse tipo de serviço com certeza está com problemas com a lei ou pretende praticar algum tipo de golpe”, afirma o delegado. Os suspeitos presos encontram-se no Cope, à disposição da Justiça.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS