O Museu do Expedicionário situa-se na região central de Curitiba, ocupando uma área de 1.200 m². Seu variado acervo possui mais de 25 mil itens, como munições, equipamentos variados, documentos, publicações e fotos referentes à Força Expedicionária Brasileira (FEB) e à 2ª Guerra Mundial.

O Museu tem sua origem na Legião Paranaense do Expedicionário (LPE), fundada um ano após a 2ª Guerra Mundial, por Expedicionários paranaenses. Tinha como objetivo assistir aos Expedicionários e às famílias dos que faleceram em combate em solo italiano. Aos poucos, foram sendo criadas leis que passaram a amparar os nossos Expedicionários e, a partir do final da década de 1980, com o apoio do Governo do Estado do Paraná e das Forças Armadas, a LPE trocou seu trabalho assistencial por um trabalho memorial, fundando o Museu do Expedicionário, com doações dos próprios associados, de Organizações militares e também de particulares.

Hoje o Museu é referência nacional no que diz respeito à FEB para escolares, pesquisadores e turistas. Recebe cerca de 3.000 visitantes por mês, a maioria estudantes. Também tem recebido turistas estrangeiros. Está entre os três Museus mais visitados do Estado do Paraná.

A visita a museus é bastante dinâmica e interativa, como na maioria dos países da Europa e América do Norte. Conhecer o Museu do Expedicionário e relembrar os grandes feitos históricos de nossos Expedicionários e assimilar seus valores de patriotismo, coragem e abnegação.

O Museu do Expedicionário está situado à Rua Comendador Macedo, 655, Praça do Expedicionário (Praça do Avião), Alto da XV, CEP 80060 180 – Curitiba/PR. O Museu é administrado pelo Exército Brasileiro, com o apoio da LPE e do Governo do Estado do Paraná. Seu Diretor é o Coronel (R1) Said Zendim, que conta com uma Museóloga e uma equipe de apoio.

Contatos:
(41) 3362 8231, [email protected],
www.museudoexpedicionario.5rm.eb.mil.br.
Horários de visitação: De 3ª a 6ª feira: 09 às 12 e das 14 às 17 h. Sab, Dom e Feriados: 10 às 12 e das 14 às 17 h. Visitas guiadas podem ser agendadas mediante contato prévio e a entrada é franca.

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, professor particular, orientador de trabalhos científicos, colunista e palestrante.