16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Postes do Barigui são padronizados e ganham maior eficiência

Os frequentadores do Parque Barigui que gostam de praticar esportes à noite vão encontrar o local mais iluminado a partir desta quarta-feira (1). O departamento de Iluminação Pública da Prefeitura fez a troca e recuperação dos postes ornamentais republicanos que ficam próximos à chaminé da antiga olaria que funcionava no local.

Ali, também existem quadras de futebol de areia, a academia de ginástica da Prefeitura e um bar. Os trabalhos de recuperação dos postes foram feitos nesta terça (31) e quarta-feira (1).

Antigamente cada equipamento possuía apenas uma luminária. Este sistema antigo estava fora do padrão e por determinação do prefeito Rafael Greca foi modernizado agora. Os antigos foram retirados e colocados equipamentos com duas luminárias, com lâmpadas a vapor de sódio na cor amarela.

“Agora os postes estão padronizados. Com esta simples medida dobramos a capacidade de iluminação de cada equipamento. Isto vai refletir em maior segurança e melhorar a eficiência da iluminação”, disse o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros.

O mesmo trabalho de manutenção dos postes republicanos foi feito, neste ano, na Praça Padre João Sotto-Maior, em frente ao Cemitério Municipal, no Bosque do Alemão, no bairro Vista Alegre, e no Largo Baden Powell, próximo a Rodoferroviária no Centro.

Todo o corpo central dos postes é substituído, a base do equipamento também é recuperada, assim como os braços e taças. Também são aplicados um fundo preparador e pintura nova em cor verde-petróleo.

As luminárias são trocadas. O projeto também prevê a substituição de lâmpadas de potência 400W para 250W, mais eficientes e econômicas.

Postes

Curitiba tem 1.009 postes republicanos. Destes, 747 já foram recuperados, desde junho do ano passado. Até o fim de abril todos os postes republicanos da cidade passarão por recuperação.

Já foram investidos R$ 2,9 milhões na manutenção dos equipamentos, restando ainda R$ 780 mil para executar.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS