22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Preço dos itens da ceia tem variação de até 95,24%, aponta Disque Economia

A palavra de ordem é “pesquisar” antes de comprar o panetone, o peru, o pernil e o espumante para as ceias de fim de ano. Isso porque a variação de preço de um mesmo produto pode chegar a 95,24% em diferentes supermercados de Curitiba. O levantamento foi feito pelo Disque Economia, da Prefeitura, entre os dias 7 e 11 de dezembro. É a primeira vez que o serviço, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), faz esta pesquisa. A equipe do Disque Economia percorreu 11 estabelecimentos da capital.

“Muitos supermercados fazem promoções diárias, levando a grandes variações. Por isso, é importante que as pessoas façam a comparação dos preços”, orienta Thiago Cavichiollo, coordenador do serviço da Prefeitura. Foram pesquisados 82 itens. A lista é formada panetone, peru, pernil, espumante, sidra, chocotone, aves para ceia, lombo e tender. Cavichiollo salienta que, até 21 de dezembro, o Disque Economia fará acompanhamentos diários, que estarão disponíveis em http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br.

Campeões

Entre os itens pesquisados, a maior variação foi constatada no preço do lombo, que teve quatro marcas monitoradas. A diferença chegou a 95,24%. No caso das bebidas típicas de festa, a sidra apresentou a maior diferença de preço entre um supermercado e outro: 89,70% (foram pesquisadas oito marcas, entre sidras e espumantes). Outro campeão de diferença de valor é o pernil, que apresentou uma variação de preço de 85,84% para um mesmo produto (cinco marcas foram monitoradas).

Onze fabricantes de panetones e chocotones fizeram parte do levantamento do Disque Economia. No caso dos panetones, a maior variação de preço de um determinado produto chegou a 74,93%. No caso dos chocotones, a diferença entre um estabelecimento e outro, para um mesmo produto, foi de até 64,31%.

Entre as aves para a ceia, a pesquisa do Disque Economia encontrou diferenças de até 37,45% para um mesmo item, entre as seis marcas pesquisadas. No caso do peru, a variação de um mesmo produto em diferentes supermercados chegou a 66,22% (três marcas foram monitoradas).

Em relação ao tender, a diferença entre quatro marcas chegou a 40,23% para um mesmo produto entre os pontos pesquisados. Já os espumantes monitorados apresentaram uma variação de 51,38% para um mesmo produto.

Serviço

A pesquisa de preços dos produtos das ceias de fim de ano já está disponível para consulta no site do Disque Economia (http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br). Basta clicar no menu “Produtos Épocas Especiais”.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS