13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Prefeitura alerta para sintomas gripais que podem ser de covid-19

Uma nova campanha da Prefeitura de Curitiba reforça o alerta à população sobre sintomas gripais que podem significar covid-19. Posts nas redes sociais da Prefeitura, peças em mobiliários urbanos espalhados pela cidade, jornais e spots em rádio lembram ao curitibano da necessidade de se atentar a sintomas gripais, que podem também ser indicativo da nova doença, como: nariz escorrendo, dor de garganta, febre e perda de olfato e paladar.

De acordo com a secretaria municipal de Comunicação Social, Mônica Santanna, a ideia da campanha é reforçar o sentido de responsabilidade social em todos os cidadãos. “Essa é uma causa de todos nós. Não podemos deixar o vírus circular”, explica. 

Segundo a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, quem tem sintomas gripais, pode ter, na verdade, covid-19 sem saber e transmitir o vírus. Por isso, todos precisam ficar atentos.  

A orientação para toda a população é que, em caso de sintomas gripais, pratique o isolamento domiciliar e entre em contato com a Central Covid-19 para receber orientações e fazer parte do monitoramento realizado pelo município, se for o caso. O contato pode ser feito pelo telefone (41) 3350-9000 ou por meio do sistema de inteligência artificial disponível pelo número (41) 99876-2903. 

Monitoramento 

Por meio do contato com a Central, o usuário receberá orientações sobre isolamento domiciliar, informações sobre como não transmitir o vírus e não contaminar o restante da família e onde buscar atendimento em caso de necessidade. 

“Neste primeiro contato, os casos leves também são orientados a voltar a ligar para a Central em caso de piora do quadro de saúde”, explica a superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Flávia Quadros. 

Além dessas primeiras orientações, casos leves de pessoas que pertencem a grupos vulneráveis (como doentes crônicos e gestantes) passam a receber uma ligação a cada 48 horas, para acompanhamento do quadro de saúde, pelo sistema da Central. Já casos moderados recebem a ligação diariamente. Casos graves são indicados a procurar atendimento. 

Parece gripe, mas pode ser o novo coronavírus

Se você tem alguns destes sintomas, entre em contato com (41) 3350-9000 ou (41) 99876-2903.

  • Nariz escorrendo
  • Dor de garganta
  • Febre
  • Perda de olfato e paladar

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS