21 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Prefeitura fará estudo de ocupação de áreas da União no Rebouças

A Prefeitura de Curitiba fará um estudo de ocupação para áreas de domínio do governo federal no Rebouças, na região de influência do Vale do Pinhão. A orientação foi dada pelo prefeito Rafael Greca em reunião no Ippuc, nesta terça-feira (29/8), com os superintendentes do Patrimônio da União (SPU), Jorge Luiz Moreira da Silva, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Desordi Lautert.

“A ideia é definir um plano de ocupação que organize aquele pedaço importante da nossa cidade. Um projeto que esteja de acordo com a lei de zoneamento e com o SPU, o Iphan, a Rumo, a Urbs, a Copel e a Sanepar, todos que têm imóveis naquela área”, explicou o prefeito.

Entre os projetos propostos para a região estão o do Centro de Referência de Agricultura Urbana e Economia Criativa e a renovação da Praça Plínio Tourinho, como um núcleo de atendimento social e um polo de desporto, entre outras ações para o benefício da cidade nas áreas adjacentes à Rodoferroviária e ao estádio Durival Britto e Silva. Para aquele complexo, também estão em curso no Ippuc os projetos do Restaurante Popular do Capanema e do Centro Cultural Humaitá, nas duas pontas do viaduto.

Agricultura Urbana
O Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa é uma proposta de parceria do município de Curitiba com a concessionária Rumo, que gerencia a área anexa ao pátio de manobra da antiga Rede Ferroviária Federal, e com a União, dona do terreno, para a implantação de um núcleo de segurança alimentar aberto à população.

O projeto, inédito no País, tem como vetor o plantio sustentável de hortifrútis nas mais diversas modalidades de cultivo, formando uma grande horta comunitária em uma área projetada de 9.860 m² situada no terreno anexo ao pátio de manobras de trens, no entorno da Rodoferroviária.

A horta será mantida com o que há de mais moderno em modelos de plantio e uso de energias renováveis (eólica e solar e captação de água de chuva para a irrigação) e bioenergia a partir de composteira própria.

O Centro de Referência em Agricultura Urbana e Economia Criativa busca a difusão de práticas, técnicas e pesquisas em agricultura dentro do ambiente urbano e também a organização comunitária, a fim de educar social, alimentar e ambientalmente a população.

Vale do Pinhão
No Vale do Pinhão, projeto da Prefeitura que visa ao fortalecimento de Curitiba como polo nacional de inovação, estão instaladas instituições de ensino superior de ponta, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Opet, a Unicuritiba, a FAE a UP (Unidade Santos Andrade) e ainda os Institutos Lactec, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Jardim Botânico, importante banco genético da flora nativa, além de centros hospitalares de excelência.

Estudos

Os estudos para as áreas de domínio da União no Rebouças serão encaminhados pelo Ippuc. Nova reunião deverá ser feita em um mês para avaliar a viabilidade das propostas.

Também participaram do encontro Luciano Sabatice Diz e Lúcia Mara Winter, da SPU; Rebeca Rafart de Seras, do Iphan; Frederico Moritz e Rogério Pereira, da AGU; o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert, acompanhado dos superintendentes de Planejamento, Maria Cristina Trovão Santana, e de Implantação, Sérgio Matheus Rizzardo, da arquiteta Mariana Wollmann e da chefe de gabinete Teresa Torres.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS