12.5 C
Curitiba
sábado, 20 abril 2024

Prefeitura faz coleta de lixo eletrônico na sexta e sábado

Nesta sexta e sábado (11 e 12/03) será realizada mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico, promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto Pró-Cidadania, em parceira com o Sindicato da Industria da Construção civil no Estado do Paraná (Sinduscon-Pr).

A ação ocorrerá na sexta-feira (11) das 9h às 17h, no bairro Parolim, na sede administrativa do Sinduscon-Pr, localizada na Rua João Viana Seiler,116. No sábado, a coleta estará concentrada no Horto Municipal do Bairro Guabirotuba, das 9h às 17h, junto à Estação de Sustentabilidade Inteligente, localizada na Avenida Salgado Filho,1.050.

Serão recolhidos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, computadores, monitores, câmeras, máquinas fotográficas. Não serão aceitos lâmpadas, pilhas e baterias. O lixo eletrônico, se descartado de maneira incorreta, torna-se um grave problema ambiental e à saúde humana, especialmente pelos metais que o compõem, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outras substâncias tóxicas.

Todo material arrecadado na ação será encaminhado à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), administrada pelo Pró-Cidadania, e responsável por receber parte do material reciclado produzido pelos moradores de Curitiba. Segundo o gerente do setor ambiental do Pró-Cidadania, Paulo Figura, na usina será feita a triagem e a destinação dos equipamentos para empresas especializadas.

“Nesta época de combate ao mosquito Aedes Aegypti, ações como essa são ganham uma importância ainda maior. A população preocupa-se em destinar o lixo nos locais corretos, o que é muito positivo, protegendo o meio ambiente e evitando que esses materiais sejam encaminhados para aterros sanitários ou descartados em terrenos baldios”, destaca a bióloga Claudia Boscardin, assessora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“As empresas também podem contribuir com este movimento, doando equipamentos que não utilizam mais. Dessa forma, ainda recebem o certificado de destinação correta de resíduos”, enfatiza o engenheiro civil do Sinduscon-Pr Ivanor Fantin Junior.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Curitiba e seus parceiros, realizaram cinco eventos promovendo a coleta de lixo eletrônico em nove locais diferentes da cidade, onde foram coletados um total de 45 toneladas de resíduos.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS