A rotina dos alunos do programa Escola + Esporte = 10 (EE10), que oferece atividades esportivas gratuitas no contraturno escolar, mudou durante este período de distanciamento social por causa da pandemia da covid-19. As aulas presenciais estão suspensas desde 23 de março, assim como as outras atividades nos 36 centros esportivos da Prefeitura. No entanto, por celulares e computadores, as atividades continuam chegando aos cerca de 10 mil alunos que participam do programa.

Os professores da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estão produzindo conteúdos digitais e enviando aos grupos de WhatsApp dos alunos EE10. Além disso, as crianças e adolescentes podem acompanhar as dicas e orientações nas páginas e perfis pessoais dos professores da Smelj, que estão postando exercícios com fundamentos esportivos nas suas redes sociais.

Em 2020, o EE10 oferece 49 modalidades esportivas gratuitas, como futebol, futsal, voleibol, esgrima, natação, handebol, basquete, e até triatlhon e badminton, que foram as últimas a entrarem no programa, em agosto de 2019. 

“Nossos professores não pararam de trabalhar, mesmo com as aulas e atividades suspensas nos centros esportivos. Os profissionais têm buscado alcançar os alunos em casa, com dicas e orientações para manter a prática dos fundamentos esportivos”, explicou o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

A prática regular de atividades físicas ajuda a manter a imunidade. Para a professora Priscila Granato, que ministra as aulas de Iniciação Esportiva no Centro de Esporte e Lazer da Rua da Cidadania do Pinheirinho, os exercícios em casa estão ajudando os alunos a enfrentar a quarentena.

“Os alunos não pararam de se exercitar, mesmo em casa. Com as orientações dos professores, estão fazendo várias atividades e mantendo a prática dos fundamentos esportivos”, disse a professora Priscila.

O professor Alexandre Escote, não vê a hora de voltar a encontrar os alunos. “Estou com saudades de todos os alunos do EE10. Estamos mandando as dicas e orientações para eles fazerem em casa, isso ajuda a manter a saúde em dia e vai ser importante para quando voltarmos com as aulas”, disse o professor de futsal e voleibol no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Santa Rita, no Tatuquara.

Programa

O EE10 é um programa de iniciação esportiva para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As aulas são feitas em 36 centros esportivos da Prefeitura, como Centros de Esporte e Lazer, Centros da Juventude e Clubes da Gente, em nove escolas municipais e em 107 entidades conveniadas ou espaços alternativos com professores voluntários. 

Assim que as autoridades de saúde autorizarem, as aulas presenciais voltarão a acontecer.