24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Projeto de estímulo à vida saudável vai acompanhar 2 mil pessoas em Curitiba

Cerca de 2 mil pessoas devem ser mobilizadas e acompanhadas até o final deste ano no novo projeto Curitiba Saudável, que vai vincular a prática contínua de atividades físicas a hábitos alimentares saudáveis. O projeto tem início nesta segunda-feira (14), com a primeira avaliação física de praticantes de atividades dos quatro Centros de Esporte e Lazer (CEL) – Menonitas, Xaxim, Carmo e Agostinho Legró – que estarão envolvidos nesta fase. O projeto é promovido pelo Núcleo Regional Boqueirão, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento.

Inicialmente, serão envolvidos participantes de dois programas da Secretaria de Esporte e Lazer, Curitiba Ativa e Idoso em Movimento, que abrangem praticantes de atividades físicas de diversas faixas etárias. Interessados em participar podem procurar um dos Centros de Esporte e Lazer sempre na primeira sexta-feira de cada mês, data que regularmente é aberta para receber novas inscrições. Nutricionistas do setor de Educação Alimentar da Secretaria do Abastecimento serão responsáveis pelas avaliações, palestras, indicação de receitas e orientações para a prática de hábitos alimentares saudáveis.

Avaliação física 

As avaliações físicas serão realizadas entre segunda (14) e quinta-feira (17), ao mesmo tempo em que os participantes irão responder a um questionário para avaliação de contexto familiar e hábitos alimentares. No dia 30 de março, serão feitas as primeiras palestras de educação alimentar pelas nutricionistas. O primeiro retorno da avaliação será divulgado no dia 1º de abril. O mesmo processo será repetido a cada mês.

Os participantes serão avaliados em peso, altura, circunferência abdominal e prega cutânea. A avaliação física será complementada pela avaliação nutricional. O número de pessoas que compõe a família e quanto se compra mensalmente de sal, açúcar e óleo estão entre as informações a serem fornecidas. Além de responder a questões relacionadas aos hábitos de compra de produtos industrializados (temperos prontos, enlatados, refrigerantes, embutidos, achocolatados, doces, bolachas e outros) e de consumo de frutas, verduras e alimentos integrais.

As pessoas não têm consciência do que consomem, como praticantes de atividades físicas, muitos pensam que já possuem uma boa alimentação. Quando é apresentado o resultado da relação entre os hábitos de compra e alimentares, especialmente do consumo de sal, açúcar e óleo, se chocam. Geralmente, se obtém dados alarmantes de consumo”, afirma a nutricionista Alessandra Oliveira Kades, uma das responsáveis pela preparação do questionário a ser aplicado aos participantes. Alessandra e outros profissionais envolvidos no projeto esperam que o projeto não só estimule e incentive mais pessoas a praticarem atividades físicas como também têm a expectativa de que se promova a melhoria de hábitos alimentares.

Piloto

A proposta do projeto Curitiba Saudável surgiu a partir do projeto “Sou Xaxim Sou qualidade de vida”, realizada no segundo semestre do ano passado na mesma Regional do Boqueirão. Esse projeto piloto envolveu aproximadamente 200 participantes, que perderam em média 2 quilos a 3 quilos cada um e somados todos chegaram a perder quase 700 quilos. A vencedora do grupo teve uma perda de peso que quase chegou a 10 quilos. Projeto semelhante foi desenvolvido com cerca de 20 integrantes da Guarda Municipal. O projeto foi chamado de “Peso Ideal”, inspirado no “Medida Certa” do Fantástico, e que também obteve resultados positivos.

 

Calendário de Atividades 1º Semestre

14 e 15/03: Avaliação física Legró e Menonitas

16 e 17/03: Avaliação física Xaxim e Carmo

30/03: Palestra Carmo (manhã) e Menonitas (tarde)

1º/04: retorno sobre avaliação

4 a 8/04: Avaliação do peso (Carmo)

4/04: Palestra Xaxim (manhã) e Legró (tarde)

11 a 15/04: Avaliação do peso (Menonitas)

18 a 20 de abril: Avaliação do peso (Legró)

25 a 29/04: Avaliação do peso (Xaxim)

2 a 6/05: Avalilação do peso (Carmo)

9 a 13/05: Avaliação do peso (Menonitas)

18/05: Palestra Menonitas (manhã) e Carmo (tarde)

16 a 20/05: Avaliação do peso (Legró)

23 a 25/05: Avaliação do peso (Xaxim)

1º/06 : Palestra Legró (manhã) e Xaxim (tarde)

20 e 21/06: Avaliação física Legró e Menonitas

22 e 23/06: Avaliação física Xaxim e Carmo

1º/07: Grande ação de encerramento semestral nos Centros de Esporte e Lazer

 

Curitiba Saudável, onde se inscrever:

CEL Agostinho Legró, Rua Pastor Carlos Frank, s/n, Boqueirão – (41)3377-3180

CEL Menonita, Rua Paulo Setubal, s/n, praça Menonita, Boqueirão – (41) 3217-1214

CEL Carmo, Avenida Marechal Floriano, Rua da Cidadania do Carmo, Boqueirão – (41)3313-5524

CEL Xaxim, Rua Inocente Rebelato, s/n, Xaxim – (41) 3376-6328

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS