14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Queda de barreira destrói escola e posto de saúde na região serrana do Rio

O secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, coronel do Corpo de Bombeiros, João Paulo Mori informou hoje (16) que uma queda de barreira no bairro São Lourenço destruiu uma escola pública municipal e um posto de saúde da prefeitura. A lama destrui ainda uma casa. Uma mulher ficou ferida e foi levada para o hospital, mas está fora de perigo.

De acordo com o secretário, foram registrados também pequenos deslizamentos em outros pontos da cidade, mas sem gravidade. O município está em alerta máximo e devido à chuva forte. A Defesa Civil acionou às 10h50 as 39 sirenes de alerta, instaladas em áreas de risco. Com o acionamento das sirenes, os moradores devem abandonar suas casas e se deslocar para áreas seguras.

O município de Niterói, na região metropolitana do Rio, está em estágio de alerta desde as 5h40 de hoje (16). Choveu muito forte no Morro do Estado e no Largo da Batalha. Nesse dois locais, choveu quase 70% do volume previsto para todo o mês de janeiro. Apesar da intensidade da chuva, nenhuma sirene de alerta foi acionada nas duas comunidades.

Equipes da Defesa Civil municipal, da Secretaria de Conservação e da companhia de limpeza, além de diversos outros órgãos da prefeitura estão nas ruas desde a madrugada. No Morro do Estado houve um deslizamento e quatro casas foram interditadas. Na Estrada da Garganta, em Santa Rosa, uma barreira deslizou e parte da pista foi fechada. Nos dois casos não houve vítimas. As famílias do Morro do Estado foram para a casa de parentes.

Outras localidades

A chuva também foi intensa no Morro do Preventório, no bairro de Charitas, e nas comunidades Coronel Leôncio, Beltrão, Viçoso Jardim e no Morro do Bonfim, no Fonseca, região central da cidade.

Na Região Oceânica diversas vias ficaram alagadas. O escoamento das águas aconteceu de forma rápida. Uma árvore caiu na rua XV de Novembro, no Centro, e a concessionária Ampla foi acionada, já que a árvore caiu em cima da fiação.

A previsão da Meteorologia para este sábado é de chuva fraca a moderada. A Defesa Civil manterá o estágio de alerta pelas próximas horas.

Bonde de Santa Teresa

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) informa que o serviço do tradicional bonde de Santa Teresa, na região central da cidade, foi suspenso neste sábado, em razão da forte chuva que atinge a cidade desde a tarde desta sexta-feira (15). Um poste de iluminação e diversas árvores caíram sobre os trilhos, próximo à Rua Francisco Muratori, impedindo a circulação dos bondes. Equipes da secretaria estão trabalhando na remoção do poste e o Corpo de Bombeiros, na remoção das árvores.

A previsão é que os bondes voltem a circular na segunda-feira (18), após a completa liberação da via pelas equipes técnicas. Além disso, para a retomada da operação, serão necessárias condições climáticas favoráveis.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS