A reforma das calçadas da Rua São Francisco já anima os comerciantes e os frequentadores da região. A dois meses de sua conclusão, ela faz parte do pacote de obras do programa Rosto da Cidade, que inclui uma série de reformas e revitalização no Centro Histórico de Curitiba.

No trecho entre as ruas Barão do Serro Azul e Presidente Faria, a Prefeitura de Curitiba está recuperando calçamento e melhorando mobilidade, com implantação de faixa de acessibilidade. Metade da obra já está pronta.

A última etapa será a inversão de sentido da rua, para deixá-la com trânsito mais leve e eficiente. Paraciclos e barreiras físicas para evitar o estacionamento de veículos nas calçadas fazem parte da obra.

Melhor para pedestres e para o comércio

Os comerciantes da região da Rua São Francisco estão animados com o potencial que as obras têm de aumentar o fluxo de pessoas na rua.

O proprietário do restaurante Nonna Giovanna, Valter Lengler, acredita que a rua ficará mais organizada e com mais pessoas. “O acesso era difícil e com essa reforma esperamos que mais pessoas circulem por aqui, o que é ótimo para a economia da região”, destaca.

A costureira Maria Almeida diz que a Prefeitura está cuidado mais da região, também com esforços em outras questões, como segurança e recuperação de fachadas de edificações históricas numa das ruas mais icônicas da capital paranaense.

“Além do aumento na segurança e na atenção com o Centro, essas obras vão ajudar a trazer mais vida à Rua São Francisco”, relata Maria Almeida.

A iniciativa da Prefeitura de revitalizar partes do Centro Histórico curitibano foi ressaltada pelos comerciantes da região. “É bom ver que existe essa preocupação. A tendência é melhorar e dar mais valor a essa parte da cidade”, disse o proprietário do restaurante São Francisco, Valentin Vazquez.