Deus tudo vê

Uma coisa vem preocupando a mente das pessoas que questionam o verdadeiro significado da religião e da fé nos dias atuais, diante de tantas mazelas, colocando a religião em apuros e cristãos desigrejados.

RELIGIÃO – Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, consideradas como criadoras do Universo e, como tal, devem ser adoradas e obedecidas. A manifestação de tal crença por meio de doutrina e rituais que envolvem, em geral, preceitos éticos. (Aurélio, 2009). Religação com Deus.

FÉ – “É o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem”. (Hebreus 11:1).

Coisas estranhas acontecem no meio cristão que só a firme convicção e direcionamento em Jesus dão força para continuar. Acaso ocorra resistência ao seu ministério, lembre-se de que ninguém chuta cachorro morto e nem bate em árvore que não dá fruto.

Seja forte e corajoso: Deus, que tudo vê, não tem compromisso com frouxo. No meio pode aparecer muitos puxa sacos que almejam cargos. Nunca revide uma provocação… deixe o circo só com o palhaço e ignore as armações…

Há muita coisa estranha acontecendo na igreja, há muitos desvios, muita desobediência aos mandamentos, incluindo a cobiça da mulher do próximo. O cristão deve ter cuidado para não ser um sem noção coletivo nem muito menos pertencer a uma coletividade de sem noção.

Há templos que procuram a intelectualidade para tentar vencer e convencer pelo número de membros, de obras e de arrecadação, formando uma legião de verdadeiros sem noção. Cristãos colaborando sem pensar, sem consultar as Escrituras, com ativismo e preferências pessoais.

Cuidado com a mídia religiosa cujo fim está em si mesma, criando cristãos meramente intelectuais, escravizados, só lendo livros e revistas ao invés de imergirem na Bíblia.

Uma falácia usar o argumento de que não existe igreja perfeita, pelo fato de ser formada de seres imperfeitos, para justificar atos falhos de membros. Outro fato que mostra o crente sem noção é se achar mais crente do que os outros. Há muito lombo liso.

Há muitos “púlpitos desviados”, como apontou o escritor e político Irineu Rodrigues. O bom pastor ouve pessoalmente e dá a vida pelas suas ovelhas. O crente modelo deve ser o de Beréia, que examina constantemente as escrituras não engolindo com farinha tudo que se diz por aí. Abra o olho: O conhecimento da verdade liberta.

Isaac Carreiro Filho
Tenente-Coronel Reformado do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, professor particular, orientador de trabalhos científicos, colunista e palestrante.