14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Restaurantes Populares servem almoço especial de chef premiada

Frango com quiabo, feijão caipira, arroz branco, salada de berinjela e abobrinha grelhadas e salada de batata doce. O cardápio oferecido, nesta terça-feira (13/03), aos 4,7 mil frequentadores dos restaurantes populares da Prefeitura teve assinatura de chef. À frente das panelas estava a premiada cozinheira Manu Buffara e, entre os apreciadores do menu especial, o prefeito Rafael Greca.

“Fico muito feliz da chef Manu ter aceito o convite da Prefeitura para preparar este cardápio dentro da programação especial pelo aniversário de Curitiba”, agradeceu o prefeito, ao encontrar a cozinheira renomada no Restaurante Popular do Capanema.

Greca lembrou que a participação de Manu nesta ação tem a missão de dar ainda maior visibilidade a um programa que, através de seus cinco restaurantes (Matriz, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha, Pinheirinho e Capanema), prioriza a oferta de alimentação balanceada, com baixo índice de sal e gordura, além de um preço acessível.

“A nossa Curitiba, que traz um alimento típico em seu nome, pois significa ‘muito pinhão’, mostra que é possível oferecer uma alimentação de qualidade a idosos, trabalhadores e pessoas em situação de risco”, destacou o prefeito.

Manu Buffara fez questão de dividir o agradecimento de Greca com todas as equipes dos restaurantes populares. “Os funcionários começaram a trabalhar às 5 horas da manhã para preparar com muito amor este cardápio”, lembrou a chef. Ela afirmou ainda que o menu seguiu a preocupação das nutricionistas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), responsáveis por preparar os menus diários, de oferecer refeições balanceadas, com nutrientes como carboidrato, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, reforçou que as fibras, vitaminas e minerais fornecidos aos frequentadores dos restaurantes populares são garantidos, principalmente, pelas frutas, verduras e legumes sempre presentes nos pratos. “São alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, ainda, a regular a digestão e a circulação sanguínea, mantendo o bom funcionamento do intestino por serem ricos em fibras”, enumerou ele.

Funcionário de uma loja no Mercado Municipal, o balconista Rodrigo Toldo, 32 anos, almoça de terça a sexta no Restaurante Popular do Capanema, reinaugurado em janeiro deste ano. “Antes eu trazia marmita, pois as opções de alimentação na região são meio caras para mim. Mas agora, aqui no Restaurante Popular, eu como muito bem e pago muito barato”, afirmou ele, que aprovou o cardápio preparado pela chef Manu.

A pensionista Marlene da Silva Branco, 70 anos, também gostou muito do menu proposto nesta terça-feira. “Venho todos os dias. A comida sempre é muito boa e, como sou diabética, eu estou proibida de comer muito sal. Aqui sempre é bem balanceado”, garantiu ela, que estava acompanhada pela filha Daniele, de 44 anos.

Depois de almoçar no Restaurante Popular do Capanema, o prefeito Rafael Greca fez questão de conhecer as instalações e cumprimentar as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e da Guarda Municipal, que também atuam no local. Na parte externa, de frente para a Avenida Affonso Camargo, está o espaço de atendimento da FAS. Na área oposta, de quem desce pela Rua Ubaldino do Amaral, ficam os guardas municipais.

 Programação

O cardápio especial dos restaurantes populares, assinado pela chef Manu Buffara, integrou o Festival Comida de Verdade e faz parte da programação especial da Smab para o aniversário de 325 anos de Curitiba.

Até 7 de abril de abril, a secretaria preparou uma extensa programação de eventos voltada à alimentação saudável dentro das celebrações pelo aniversário de Curitiba. Aulas shows em feiras, mercados e armazéns da família e cursos de aproveitamento total do alimento serão oferecidos gratuitamente.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS