12.1 C
Curitiba
quinta-feira, 18 abril 2024

Rodas musicais voltam à agenda do Conservatório de MPB de Curitiba

O chorinho, o samba e a música caipira voltam a ter seu espaço no Conservatório de MPB de Curitiba. As Rodas que unem professores, estudantes e público interessado em música popular brasileira entraram novamente para a agenda cultural do espaço. Os encontros são gratuitos. A roda de choro acontece todas às quintas, a de samba nesta terça-feira (9/4) e a de viola caipira na quarta-feira (24/4), sempre às 17h. 

A Roda de Choro abriu a programação na quinta-feira (4/4) e cerca de 60 pessoas passaram pelo espaço para acompanhar o primeiro encontro do ano, organizado pelos professores Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão sete cordas). 

A Roda, que acontece desde 2003, garante um momento de virtuosismo e descontração com músicos de diversos instrumentos. “Criamos uma relação de amizade com a maioria dos participantes. Nas férias, quando ficamos sem vir as pessoas ligam perguntando, sentem falta e nós também. É uma comunhão entre pessoas com interesse em comum que nos enche de alegria”, explica Julião Boêmio. 

Muitos dos participantes das Rodas são alunos do curso de Prática de Conjunto do Conservatório. “Aqui é o ponto de encontro dos chorões de Curitiba, não existe outro lugar assim na cidade”, analisa Lucas Melo. “Novas composições e trocas saem daqui, mas também é importante para a questão didática dos alunos. Eles fazem aulas antes e vem pra ter a experiência de tocar na prática, serve como um estágio”. 

Público fiel das Rodas, Flavio Cardoso de Morais é representante comercial, mas participa dos encontros para aliviar o estresse da semana. “Eu venho pra reciclar o ouvido. A boa música cura, faz bem para a alma, ainda mais quando é tocada por amigos queridos. Graças ao Conservatório, aqui em Curitiba temos a facilidade de passar o chorinho para as novas gerações, iniciativas como esta contribuem para que se solidifique e conserve esse ritmo tão importante”, afirma Morais. 

Próximos encontros

A Roda de Samba é um projeto mensal promovido pelos professores do curso de Prática de Samba, Luís Rolim e Gustavo Moro, com a participação de seus alunos. O evento que acontece na terça-feira (9/4) tem o objetivo de resgatar as histórias do samba e apresentar compositores do município. A entrada é gratuita. 

A Roda de Música Caipira do Conservatório de MPB de Curitiba é encontro que vai acontecer no dia 24 de abril. Comandada por Rogério Gulin e Oswaldo Rios, a Roda acontece uma vez por mês com a participação de diversos músicos, entre eles os alunos da Prática de Conjunto do Conservatório. A entrada é gratuita.


Serviço:
RODA DE CHORO
Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão sete cordas)
Toda quinta-feira a partir das 17h
Datas: 11/04 – 18/04- 25/04

RODA DE SAMBA
Luís Rolim e Gustavo Moro
Dia: 9 de abril a partir das 17h

RODA DE VIOLA CAIPIRA
Oswaldo Rios e Rogério Gulin 
Dia 24 de abril a partir das 17h

Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66 – Largo da Ordem)
Entrada franca

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS