19.2 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Secretaria da Cultura, Biblioteca Pública e museus recebem doações para vítimas do RS

O Governo do Paraná ampliou os pontos de coleta de doações para as vítimas das chuvas e enchentes do Rio Grande do Sul. Além dos quartéis do Corpo de Bombeiros, das Brigadas Comunitárias e de unidades do Instituto Água e Terra (IAT), a Secretaria de Estado da Cultura também está recebendo donativos pela campanha SOS RS.

As doações podem ser entregues até o dia 22 de maio no Museu Casa Alfredo Andersen, no Museu Oscar Niemeyer, no Museu da Imagem e do Som do Paraná, no Museu Paranaense, na Biblioteca Pública do Paraná e na sede da Secretaria de Cultura. Podem ser doados alimentos não perecíveis, ração animal, água potável, materiais de limpeza e higiene.

GUAÍRA – Além disso, o Teatro Guaíra também vai receber doações uma hora antes das apresentações da Série Ouro da Orquestra Sinfônica do Paraná nesta quinta-feira (9), das 19h30 às 20h30, e no domingo (12), das 9h30 às 10h30. Nestes casos, podem ser doados água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza.

CAMPANHA – Todo o material arrecadado pela campanha SOS RS nos equipamentos culturais do Estado, nas sedes dos Bombeiros e no IAT são repassados à Defesa Civil do Paraná, que faz a separação dos itens e organiza o transporte para as regiões mais afetadas pelas chuvas.

A campanha, que é organizada pela primeira-dama Luciana Saito Massa, já enviou cerca de 1 mil toneladas de alimentos e mantimentos ao Rio Grande do Sul. O Paraná também enviou cinco caminhões-pipa da Sanepar para ajudar as vítimas das chuvas que estão sem acesso à água potável.

Além das doações, o Paraná tem prestado apoio às cidades gaúchas com forças de segurança e equipamentos de resgate. 32 policiais militares, oito viaturas, helicóptero e embarcação foram encaminhados para auxiliar as forças de segurança do Rio Grande do Sul, evitando roubos e saques. A Polícia Científica também enviou profissionais e equipamentos.

Pelo Corpo de Bombeiros, uma nova equipe foi enviada na quarta-feira (8), com 37 bombeiros militares em substituição à equipe paranaense que já atuava na região desde o dia 1º de maio.

VOLUNTÁRIOS – Por conta do grande volume de doações, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam também do auxílio de voluntários para organização dos materiais recebidos para posterior envio ao estado gaúcho.

Para se tornar voluntário, a pessoa pode enviar uma mensagem para a Defesa Civil Estadual via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço, que o órgão cuida da sistematização a encaminhará para a unidade que mais precisa próxima de localidade.

SITUAÇÃO – No boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (9), o governo do Rio Grande do Sul confirmou que 107 pessoas morreram vítimas dos temporais, 136 estão desaparecidas e 374 ficaram feridas. 67,5 mil pessoas estão em abrigos e 164,5 mil estão desalojadas, nas casas de familiares ou amigos.

Locais e horários de arrecadação:

Secretaria de Estado da Cultura

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; Sábados, das 8h30 às 13h.

Museu Casa Alfredo Andersen

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 17h.

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 18h.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

Terça a sexta-feira, das 10h às 19h; Sábados e domingos, das 10h às 18h.

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289 – São Francisco – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 17h30.

Teatro Guaíra

Rua XV de Novembro 971, no Centro – Curitiba

Quinta-feira (09/5), das 19h30 às 20h30, e domingo (12/5), das 9h30 às 10h30.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS