16.9 C
Curitiba
quarta-feira, 17 abril 2024

Semana de Arte, Cultura e Literatura vai movimentar a cidade em agosto

A Semana de Arte, Cultura e Literatura e o Seminário da IV Bienal de Arte/Educação, parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), vai acontecer de 13 a 18 de agosto. Será uma semana de formação cultural voltada a profissionais da Educação, tanto da ativa quanto aposentados, da FCC e comunidade.

A programação deste ano inclui espetáculos teatrais, música, dança, cinema, exposições de arte, cursos, oficinas, palestras, contação de histórias, mediações de leitura, além de aulas experimentais de italiano e espanhol. Ao todo, a Semana de Arte, Cultura e Literatura oferece 18,9 mil vagas para 285 ações artístico-culturais em 80 diferentes espaços da cidade.

Nesta edição será realizado simultaneamente o Seminário da IV Bienal de Arte/Educação, em que servidores discutirão o processo da Bienal/2018 como preparação para a Mostra/2019, com a participação da curadora da bienal, Débora Bruel (EMBAP), e profissionais da área, entre eles Felipe Almeida (EMBAP), Guilherme Romanelli (UFPR), Elmarina Samways (arte-educadora em Madri), a artista Sandra Hirimoto, entre outros profissionais da Arte e da Arte/Educação.

Também haverá o Intercâmbio Acadêmico e Cultural em que os profissionais da educação farão uma exposição oral de suas dissertações e teses de pós-graduação (mestrado e doutorado) no auditório da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

A gerente de Educação e Cultura da Secretaria Municipal da Educação, Margareth Fuchs, explica que, ao longo da semana, todas as regionais da cidade terão ações culturais. “Nosso objetivo é envolver os profissionais em atividades artístico-culturais, que exercitem novos olhares. A partir daí essas experiências enriquecem não só o participante, mas também o dia a dia na sala de aula”, comenta Margareth.

Encontro com Escritores

Em parceria com as Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, a Semana incluirá ainda o Encontro com os escritores Anderson Novello, Ana Rapha Nunes, Lucas Buchile, Cassia Cassitas e Miriam Leonila de Oliveira.

Na Biblioteca Pública do Paraná serão realizados lançamentos de livros com os escritores Adélia Woellner e Renato Casagrande. Já o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran receberá a escritora Fernanda Salgueiro.

Além da BPP, o evento conta com as parcerias do Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu Egípcio e Rosacruz, Museu da Vida, Instituto Cervantes, Goethe Institut, Unespar (Campus 1) – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, UTFPR, Programa Guritiba, Bachiana Brass Quintet, Teatro Lala Schneider, Solar do Rosário, SESC, SESI, OPET, Instituto Dom Miguel e Casa do Contador de Histórias.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS