A 5ª Região Militar, comandada atualmente pelo General de Brigada ALÉSSIO OLIVEIRA DA SILVA, realizou uma série de Comemorações alusivas à Semana do Soldado, conforme a programação a seguir:

– 15/08 (quinta-feira), às 10h30, Solenidade de Abertura da Semana do Soldado, na Praça Rui Barbosa;

– 15/08 a 17/08 (quinta, sexta e sábado), das 9h às 18h, Exposição de Material interativa, na Praça Rui Barbosa;

– 17/08 (sábado), às 13h, Homenagem da Cervejaria BodeBrown com o lançamento da cerveja sazonal Fibra de Heróis, na Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer;

– 18/08 (domingo), às 8h30, 82ª Corrida do Facho, na Avenida Cândido de Abreu, 1039 – Centro Cívico;

– 19/08 (segunda), às 20 h, Concerto Sinfônico da banda da 5ª DE, no Auditório Mário Schoemberger, Rua barão do Rio Branco, 370 – Centro.

– 24/08 (sábado), às 10h30, Juramento à bandeira e entrega de Condecorações/Diplomas, no Forte Pinheirinho, Campo de Parada e Exposição de Viaturas Antigas, de 8h às 17h, no Museu do Expedicionário, Rua Comendador Macedo, 655, Alto da XV.

“A Abertura da Semana do Soldado se deu conforme previsto, com a presença de autoridades civis e militares, como parte dos 10 dias de programação, em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

A população participou de oficinas de camuflagem, pista de cordas, tiro de airsoft (somente para maiores de 18 anos), arvorismo e vestiu uniforme militar para selfie […].

Houve também uma exposição interativa de material militar com diversas viaturas blindadas para que a população pudesse conhecer de perto e até realizar fotos no interior das mesmas, apresentação de ordem unida sem comando e de bandas da cidade como a Banda Lyra Curitibana, banda do CINDACTA II, do Colégio Militar de Curitiba e da Banda de Música da 5ª Divisão de Exército.”

“Neste ano, a tradicional Corrida do Facho contou com a participação de 307 atletas, pertencentes a 24 organizações militares e distribuídas em 28 equipes inscritas. A competição foi apoiada pela Federação do Comércio do Paraná e órgãos do governo municipal e estadual, consistindo em uma prova de revezamento, na qual o atleta percorria uma pista de 900 metros e passava o bastão – o “facho” – para o outro militar da mesma equipe […].” (Baseado em http://www.5rm.eb.mil.br).

Coroando a semana, ocorreu no dia 24 o Juramento à Bandeira, com entrega de Condecorações/Diplomas e Exposição de Viaturas Antigas.

Feliz é a nação que possui um Exército cujo patrono é Caxias, soldado-exemplo, Pacificador do Brasil. “Uma vez soldado, sempre soldado.” (CCOMSEX).

Isaac Carreiro Filho
Militar da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, especialista em Comunicações, Mestre em Ciências Militares, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Curso Livre em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, professor particular, orientador de trabalhos científicos, colunista e palestrante.