A 5ª Região Militar, comandada atualmente pelo General de Brigada ALÉSSIO OLIVEIRA DA SILVA, realizou uma série de Comemorações alusivas à Semana do Soldado, conforme a programação a seguir:

– 15/08 (quinta-feira), às 10h30, Solenidade de Abertura da Semana do Soldado, na Praça Rui Barbosa;

– 15/08 a 17/08 (quinta, sexta e sábado), das 9h às 18h, Exposição de Material interativa, na Praça Rui Barbosa;

– 17/08 (sábado), às 13h, Homenagem da Cervejaria BodeBrown com o lançamento da cerveja sazonal Fibra de Heróis, na Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer;

– 18/08 (domingo), às 8h30, 82ª Corrida do Facho, na Avenida Cândido de Abreu, 1039 – Centro Cívico;

– 19/08 (segunda), às 20 h, Concerto Sinfônico da banda da 5ª DE, no Auditório Mário Schoemberger, Rua barão do Rio Branco, 370 – Centro.

– 24/08 (sábado), às 10h30, Juramento à bandeira e entrega de Condecorações/Diplomas, no Forte Pinheirinho, Campo de Parada e Exposição de Viaturas Antigas, de 8h às 17h, no Museu do Expedicionário, Rua Comendador Macedo, 655, Alto da XV.

“A Abertura da Semana do Soldado se deu conforme previsto, com a presença de autoridades civis e militares, como parte dos 10 dias de programação, em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

A população participou de oficinas de camuflagem, pista de cordas, tiro de airsoft (somente para maiores de 18 anos), arvorismo e vestiu uniforme militar para selfie […].

Houve também uma exposição interativa de material militar com diversas viaturas blindadas para que a população pudesse conhecer de perto e até realizar fotos no interior das mesmas, apresentação de ordem unida sem comando e de bandas da cidade como a Banda Lyra Curitibana, banda do CINDACTA II, do Colégio Militar de Curitiba e da Banda de Música da 5ª Divisão de Exército.”

“Neste ano, a tradicional Corrida do Facho contou com a participação de 307 atletas, pertencentes a 24 organizações militares e distribuídas em 28 equipes inscritas. A competição foi apoiada pela Federação do Comércio do Paraná e órgãos do governo municipal e estadual, consistindo em uma prova de revezamento, na qual o atleta percorria uma pista de 900 metros e passava o bastão – o “facho” – para o outro militar da mesma equipe […].” (Baseado em http://www.5rm.eb.mil.br).

Coroando a semana, ocorreu no dia 24 o Juramento à Bandeira, com entrega de Condecorações/Diplomas e Exposição de Viaturas Antigas.

Feliz é a nação que possui um Exército cujo patrono é Caxias, soldado-exemplo, Pacificador do Brasil. “Uma vez soldado, sempre soldado.” (CCOMSEX).

Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.