Em homenagem aos 129 anos da brava e honrada 5ª Região Militar (5ª RM), criada em dia 2 de julho de 1891, atualmente comandada pelo General de Brigada CLAUDIO SENKO PENKAL, relata-se a experiência deste colunista como militar na Guarnição de Curitiba durante 5 anos, de 1996 a 2001, dando o melhor dos esforços nas funções desempenhadas, servindo neste Grande Comando Administrativo, que abrange os estados do Paraná e de Santa Catarina.

Vindo transferido do Comando de Fronteira do Solimões, AM, aqui passei a ser Adjunto da SSMR/5 (Seção do Serviço Militar Regional), tendo como primeiro chefe o Cel Cav QEMA SALOES DO AMOR e depois o Cel Eng QEMA GIL, cuja principal missão era a da Seleção Geral de Soldados, Sargentos e Oficiais Temporários MFDV (Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários.

Em 1997 fui Chefe da Seção de Engenharia/Escalão Logístico, acumulando função com a carteira de Comunicações, no famigerado “Corredor da Morte”, onde se situa atualmente as seções da Base Administrativa. A principal atividade desenvolvida foi a proposta de remanejamento de material de Engenharia entre as OMDS e proposta de aquisição do material Autopropulsado para o 15º GAC, dentro da ideia da FT 2000 (Força Terrestre 2000).

De 1997 a 2000 fui Adjunto da Seção de Operações e Planejamento, desmembrada atualmente em Seção de Operações e Seção de Planejamento da 5ª Divisão de Exército (5ª DE).

Por findo, fui Chefe da Seção de Pessoal Militar, em que o Cel Inf QEMA EMPKE era O Chefe do SSMR, de 2000 a 2001, cuja principal tarefa foi o controle do pessoal militar e proposta de alteração e simplificação de mapas enviados ao CMS (Comando Miliar do Sul).

Neste interim, realizei o curso de Pós Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informações Gerenciais pelo Instituto Superior de Pós Graduação (ISPG), Curitiba, 1999; realizei curso de Treinamento em Microinformática, do Centro de Informática 5; I Ciclo de Extensão (CEI/2000), na Escola Superior de Guerra (EsG), sob o tema “A Globalização e o Brasil Contemporâneo”, além de ter sido Assessor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Curitiba, sob a liderança do senhor BENEDITO FACINI, então Delegado da ADESG-PR.

Ao ver este Grande Comando Administrativo do Exército fazendo 129 anos de existência pode-se afirmar que é com júbilo e grande alegria que se constata a 5ª RM altamente conceituada e cada vez melhor para servir, tanto ao pessoal da ativa, quanto ao pessoal da reserva, dependentes, inativos e pensionistas, mercê da procura constante do aperfeiçoamento de seus quadros, pois este é o verdadeiro caminho da valorização profissional. Certamente que, de alguma forma, também fiz parte desta história.

Para saber mais e se manter atualizado sobre a 5ªRM, incluindo eventos, cursos e concursos, vale a pena consultar regularmente o site http://www.5rm.eb.mil.br/.

Isaac Carreiro Filho (em memória)
Titular do Coluna Patriota Isaac escreveu para o Jornal do Rebouças 160 textos no período de 2018 a 2021. Era Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, bacharel em Ciências Militares pela AMAN, bacharel em Administração pela UFSM, especialista em Comunicações pela EsCOM, Mestre em Operações Militares pela EsAO, extensão em Política e Estratégia pela ADESG, Análise e Desenvolvimento de SI Gerenciais pelo ISPG, Curso Livre em Teologia pelo ITQ Água Verde, patriota da LDN-PR e palestrante. Faleceu aos 66 anos, vítima da Covid-19.