Skatistas e grafiteiros de Curitiba se reuniram neste sábado (19 ) na nova pista de skate da praça Afonso Botelho, construída pela Prefeitura de Curitiba, no Água Verde, para um evento de comemoração e valorização do espaço. Enquanto grupos coloriram as paredes ao entorno da pista com grafites, os skatistas se revezavam em manobras durante o campeonato Best Trick, promovido pela Associação dos Skatistas da Praça (A.S Praça). O prefeito Gustavo Fruet e o secretário municipal do Esporte e Lazer, Aloísio Dutra Júnior, acompanharam parte das atividades no período da manhã.

A construção da nova pista fez parte da reforma da praça e que prevê uma série de outras melhorias na região, entre elas a construção de espaço para atividades da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. A pista é de alto desempenho na modalidade Plaza, que reproduz os obstáculos encontrados nas ruas como rampas, descidas e barras. O piso foi feito em granilitina, material resistente e que garante melhores manobras. Além de servir como centro de treinamento para skatistas, a nova pista é também um espaço para integração do esporte e cultura, como destacou o prefeito Gustavo Fruet aos frequentadores do espaço.

Satisfeitos com obras realizadas, grupos de skatistas e grafiteiros têm se organizado na preservação e limpeza da praça. “Esse espaço é o exemplo da importância da Prefeitura revitalizar e garantir áreas de convivência. Com os investimentos da administração, a comunidade volta a contar com os ambientes públicosne a valorizá-loos, envolvendo diferentes grupos, assim como skatistas e grafiteiros”, disse Fruet.

Grafitar as paredes da praça próximas à pista, espalhar lixeiras nas áreas verdes e democratizar o uso da pista são objetivos da A.S Praça. “Sem dúvida é a melhor pista de skate da cidade e um espaço que precisar ser valorizado e preservado por todos. Nossa intenção é realizar diferentes eventos ao longo do ano para aproximar cada vez mais a juventude de ações de cultura como grafite e do esporte como o skate, para evitar que os jovens se aproximem das drogas”, disse o presidente da A.S Praça, Luiz Felippe Farinhaque.

Os grupos animaram o dia na praça, enquanto skatistas se revezavam nas manobras, os grafiteiros deram cor às paredes do entorno da pista, tudo ao som de RAP, trilha sonora indispensável entre os grupos. Axon Arruda, conhecido como Cito Mc, veio de São Paulo para tocar no evento. “É uma honra incentivar os amigos a cuidares deste espaço que ficou muito bom”, disse.

O skatista e publicitário Vinícius Lima, de 23 anos, ressaltou os pontos que considera importante na pista. “Tem excelente qualidade e é publica, o que promove o encontro de diferentes tribos. Por estar em uma praça com boa estrutura e policiamento, no centro da cidade, garante que seja usada por pessoas realmente interessadas em treinar e não por desocupados ou usuários de drogas”, disse Lima.

Manter o jovem distante da drogradição e da criminalidade também foi apontado pelo grafiteiro Claudinei Ferge como benefícios assegurados pela nova pista. “O jovem que está empenhado no esporte, praticando skate ou curte arte, como o rap e o grafite, não tem tempo nem motivação para pensar em droga ou qualquer outra besteira”, disse Ferge.

Ferge grafitou uma caveira estilizada no muro da pista. A intenção foi integrar a paixão dos skatistas com os dos torcedores do Clube Atlético Paranenese, que tem a caveira como um dos símbolos do time.

O secretário Aloísio Dutra Júnior lembrou que pista fo construída com a participação de segmentos ligados ao skate. “Eles participaram desde a concepção do projeto, contribuindo com sugestões, até ao acompanhamento das obras. O resultado dessa parceria foi uma pista que tem agradado aos usuários e nos deixado satisfeitos por sabermos que pessoas de todas as idades estão aproveitando o espaço de lazer”, disse Dutra.