14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Suzuki realiza recall de 4,7 mil veículos Grand Vitara

A marca Suzuki, da SVB Automotores do Brasil Ltda., realiza recall dos veículos Suzuki Grand Vitara, modelos 2008 a 2013. Deverá ser substituído, gratuitamente, o eixo de mudança de marchas, informou a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP).

De acordo com as informações da Suzuki, a campanha de chamamento, com início em 3 de abril, abrange 4.741 veículos, importados, produzidos entre 1º de junho de 2008 e 30 de junho de 2013, e colocadas no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo 00001 a 11847.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à Suzuki, por meio do telefone 0800 770 3380 ou pelo site. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Riscos

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Suzuki destacou ter constatado a “possibilidade de que a produção do eixo seletor – que é um dos componentes do mecanismo de ligação entre a alavanca de controle do câmbio e a transmissão manual – tenha sido efetuada com material de resistência insuficiente, podendo provocar a ruptura durante determinadas condições de uso. Como consequência, a operação de mudança de marchas do veículo ficará impossibilitada e, no pior cenário, não será possível efetuar a mudança de marchas do veículo”.

Nessa hipótese, “a quebra do eixo provocará a perda da capacidade de mudança de marchas do veículo, com risco de acidentes e danos graves e/ou fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros”.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS