Estamos na época de férias escolares, melhor época do ano para muitos, principalmente para os estudantes, onde aproveitam para praticar novas atividades, conhecer novos lugares, viajar, enfim se divertir.

Mas como tudo o que sai da rotina, precisamos ter um olhar mais atento, se forem brincar na água, como praia, rios, piscinas, sempre deve se ficar um adulto junto, cuidando das crianças menores  e também dos adolescentes, as crianças podem escorregar na piscina e não conseguirem se levantar sozinhas, e os adolescentes devem ser  bem orientados para que na praia não irem além da água  na cintura, como orientam os salva-vidas, alias o melhor é sempre entrar na praia onde estão os salva vidas. Rios e lagoas, muito cuidado com correntezas, buracos, enfim, sempre estar com adultos que saibam nadar e de preferência que conheçam muito bem o local, na dúvida, melhor não entrar na água.

Esportes, temporada boa para pratica-los, futebol, corrida, basquete, enfim exercitar o corpo, lembrando que antes de começar a atividade deve-se aquecer os músculos, com exercícios de alongamento e caminhada. Uma roupa confortável, tênis e uma garrafinha de água. Se a atividade for ao ar livre utilizar sempre o protetor solar, em todas as regiões da pele expostas ao sol, e se houver sudorese intensa reaplicar o produto a cada duas horas, procurando evitar o sol mais intenso, entre 10h00 e 15h00.

Se ocorrer algum trauma físico, como ex. virar o pé, produzindo uma entorse, deve-se procurar colocar gelo no local o mais breve possível, pois o gelo reduz o edema ( inchaço) e o derrame, também procure  imobilizar a articulação, evitando movê-la, e logo que possível, procurar um hospital ou clinica de fraturas, para que seja possível tirar um raio- x e o médico possa avaliar se  houve ou não uma fratura, ou um trincamento ósseo, pois muitas vezes as pessoas acham que não quebraram o osso e continuam forçando a região, como no caso, continuam andando, e isso pode complicar ainda mais o trauma, então é melhor ter certeza que nada mais sério aconteceu.

Se viajou e ficou muitas horas sentado durante o percurso, podem ocorrer dores na coluna, para alivia-las uma recomendação é deitar de barriga para cima, dobrar os joelhos, e traze-los até a barriga, ficando assim por alguns minutos, essa posição alonga os músculos da região lombar e normalmente alivia as dores da região, se as dores persistirem, procure um fisioterapeuta ou um medico para uma avaliação.

Se forem para regiões de mata e ilhas, lembrem de levar repelente.

Faça suas férias serem prazerosas, com atenção e bom senso.

Aproveitando o momento, desejo a todos os leitores da minha coluna um Feliz Natal e um Ano Novo abençoado, saúde, fé e harmonia.