20.4 C
Curitiba
sábado, 24 fevereiro 2024

Troca de recicláveis por alimentos do Câmbio Verde em Curitiba retorna nesta terça. Saiba onde estará o caminhão

A partir desta terça-feira (16/1), os moradores dos bairros de Curitiba poderão voltar a trocar recicláveis por alimentos saudáveis e frescos. O programa Câmbio Verde, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está com o calendário de 2024 atualizado. Agora já é possível colocar na agenda os dias em que o caminhão do Câmbio Verde estará próximo da sua casa. 

As primeiras regionais a receber o caminhão do Câmbio Verde são o Boqueirão, Cajuru e Boa Vista. 

  • CLIQUE AQUI para saber os endereços e horários do Câmbio Verde

O programa da Prefeitura de Curitiba atende em 103 pontos e é um exemplo de sustentabilidade, pois traz benefícios econômicos, sociais e ao meio ambiente, atendendo aos produtores da Agricultura Familiar, as Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e destinando adequadamente os resíduos dos moradores.

A troca é efetuada quinzenalmente, exceto em feriados, com dia e hora marcados, de acordo com o calendário anual elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O funcionamento do programa é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.

Como funciona

Cada quatro quilos de lixo reciclável podem ser trocados por um quilo de frutas e verduras. E quatro litros de óleo usado acondicionado em garrafas PET valem um quilo de alimento.  

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, lembra que quanto mais separado e acondicionado o material a ser levado para a troca, melhor. “O ideal é que seja feita uma higienização básica para retirar restos de alimentos das embalagens, por exemplo”, explica.

Destinação

O material recolhido tem o mesmo destino do que é levado pelos caminhões da coleta seletiva (Lixo que Não é Lixo), ou seja, os barracões das associações do Ecocidadão, que fazem a separação e a venda do material. 

Por mês, são levadas cerca de 220 toneladas de material aos pontos e atendidas 5 mil pessoas. O Câmbio Verde é realizado em parceria entre as secretarias do Meio Ambiente e da Segurança Alimentar e Nutricional

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS