13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Usuários podem fazer credencial em sete Ruas da Cidadania

A unidade da Setran na Rua Benjamin Constant, no Centro, atende diariamente uma média de 40 pessoas que vão fazer a credencial para usar as vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. O grande movimento na sede administrativa faz com que o tempo de espera por atendimento chegue a 30 minutos. Enquanto isso, as unidades que funcionam em sete das dez administrações regionais atendem, por dia, de 5 a 15 pessoas e o tempo de espera é bem menor.

Silvia Nunes, coordenadora de Atendimento do Trânsito da Setran, diz que é importante que o usuário dê preferência aos postos próximos de sua casa. Os Núcleos Regionais de Atendimento do Trânsito funcionam nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha/Portão e Santa Felicidade. Este ano, de janeiro a junho, foram emitidas 7.414 credenciais. Enquanto na sede administrativa foram feitas 30% das emissões, núcleos como o do Bairro Novo responderam por apenas 4% do volume total de credenciais expedidas. Na Rua da Cidadania do Fazendinha foram 9%.

A aposentada Denise do Rocio Meira mora na CIC, regional sem Núcleo de Atendimento do Trânsito. Por isso, foi até o Fazendinha/Portão e rapidamente fez a credencial. “Esse serviço facilita nossa vida porque os estacionamentos estão sempre lotados, mas sempre há vaga para idoso”.

Janete Ferreira, também aposentada, mora no Portão, e optou por fazer a credencial ali na região mesmo, perto de casa.

Documentos
Para conseguir a credencial é preciso apresentar documento de identidade oficial, comprovante de residência em Curitiba, atual e em nome da pessoa que vai ser credenciada, e laudo médico do Detran (se o credenciado for o condutor) ou declaração do médico informando o grau de deficiência.

Quem tem direito a usar essas vagas são os idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) e as pessoas com deficiência. Mas sempre mediante a apresentação da credencial que é emitida pelo órgão de trânsito municipal.

Nas cidades que não contam com esse órgão, o atendimento é feito pelo Detran ou pela Ciretran mais próxima do município. A pessoa que tem o direito ao benefício – mesmo que não seja o proprietário e/ou o condutor do veículo – deve estar presente na apresentação dos documentos e na retirada da credencial.

Infração
A credencial deve ser usada para ocupar uma das 889 vagas preferenciais das áreas de EstaR em Curitiba. A mesma regra vale para as vagas em locais privados, como supermercados e shoppings, por exemplo.

O uso irregular dessas vagas é uma infração de trânsito gravíssima, punida com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Silvia Nunes frisa que a multa é aplicada ao condutor idoso ou com deficiência se, ao estacionar, não tiver a credencial ou não deixar o documento exposto no painel do veículo.

Apesar de a natureza da infração ter passado de leve para grave no ano passado e para gravíssima neste ano, o número de motoristas multados cresceu em Curitiba. Em 2014 foram 8.894 notificações por estacionar em vagas para idosos e em vagas para pessoas com deficiência. Em 2015 foram 10.976, em 2016 foram 11.931 e este ano, de janeiro a maio, foram 4.367.

Como usar
A credencial de estacionamento para vagas especiais vale em todo o território nacional. Ela só pode ser usada pelo titular ou pelo motorista que estiver transportando o titular da credencial naquele momento. Ela é da pessoa e não do veículo. Então, o idoso ou a pessoa com deficiência pode usar em qualquer carro.

Em Curitiba, o uso da credencial não isenta do pagamento pelo uso da vaga. Então, é preciso lembrar de usar também o cartão do Estar.

 
Veja onde buscar atendimento
Rua da Cidadania do Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado
Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *
 

Rua da Cidadania do Boa Vista
Avenida Paraná, 3.600 – Bacacheri
Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
 

Rua da Cidadania do Boqueirão
Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 8.430 – Boqueirão
Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
 

Rua da Cidadania do Cajuru
Rua Pandiá Calógeras, 151-233 – Cajuru
Segunda a sexta, das 8h30 às 14h
 

Rua da Cidadania do Portão
Rua Carlos Klemtz, 1.726 – Fazendinha
Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *
 

Rua da Cidadania do Pinheirinho
Avenida Winston Churchill, 2.033 – Pinheirinho
Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *
 

Rua da Cidadania de Santa Felicidade
Via Veneto, 42 – Santa Felicidade
Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
 

* Poderá estar fechado durante o expediente por 1 hora, para intervalo.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS