21.7 C
Curitiba
quarta-feira, 24 julho 2024

Vale do Pinhão aproxima empresas de Curitiba em doação de computadores

O que um não usa mais pode ser de grande serventia para outro. A dica, que vale para organizar a casa, pode cair muito bem entre empresas de tecnologia.

Os integrantes do Vale do Pinhão mostraram isso na prática com a doação de 72 computadores entre duas empresas que fazem parte do ecossistema de inovação curitibano.

A lawtech (empresa de tecnologia para a área jurídica) Preâmbulo Tech doou 72 computadores que já não usa mais para a startup de impacto social Tech Girl, em um encontro intermediado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, na última semana.

“Quando soubemos que a Preâmbulo iria repassar esses computadores, não tivemos dúvida de que a Tech Girls seria a escolha perfeita. É papel da Agência Curitiba conectar as empresas, que materializam o Vale do Pinhão. As duas colocaram seus tijolinhos para que Curitiba fosse eleita a cidade mais inteligente do mundo”, destacou o presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Dario Paixão.

Ambas participam de programas do Vale do Pinhão, gerenciados pela Agência Curitiba.

A Preâmbulo Tech está no Tecnoparque e tem benefício fiscal da Prefeitura para desenvolver projetos inovadores; a Tech Girl participou e venceu o Prêmio Empreendedora Curitiba 2021, na categoria Impacto Social, e do Pitch Live 2023, na categoria Startup Mais Popular.

A entrega dos equipamentos foi realizada na última quinta-feira (8/2), quando os CEOs-fundadores das duas empresas – Gisele Lasserre e Hamilton – foram apresentados.

Capacitação profissional

“Fico muito grata. Para a empresa de alta tecnologia, são equipamentos de curta vida útil, mas para nossa proposta, de ensinar desde a manutenção das máquinas até a linguagem de programação a mulheres em situação de vulnerabilidade, são perfeitas”, disse Gisele, da Tech Girls.

Os equipamentos doados (monitores e gabinetes usados, além de mouses e teclados novos) serão usados nos cursos de softwares em computadores recuperados, que chegam ao projeto através de doações de equipamentos em fase final de vida útil.

Mesmo as nove máquinas que precisam de reparos serão utilizadas, na etapa de produção das bijouxtechs (bijuterias feitas com componentes dos computadores) nos cursos  para mulheres em cinco cidades (Curitiba, São Paulo, Taubaté, Florianópolis e Joinville.

ESG e equidade de gênero

Para o CEO da Preâmbulo, Hamilton Andreatta, a entrega dos computadores amplia a rede de contatos da empresa dentro do Vale do Pinhão e reforça o compromisso com a sustentabilidade digital e da.

“Estamos trabalhando fortemente a implantação de políticas ESG [Enviromental, Social and Governance, práticas ambientais, sociais e de governança] na empresa e ficamos muito felizes em contribuir com esse movimento do Vale do Pinhão, em integrar empresas”, disse.

A diretora de Marketing da empresa, Andreia Narcizo, destacou a promoção da equidade de gênero no setor de tecnologia pelas empresas. “A Tech Girls capacita mulheres para atuarem na área e nós temos trazido cada vez mais mulheres para postos em tecnologia, em cargos de direção em coordenação”, disse.

Atualmente, a empresa conta com 200 colaboradores e mais da metade são mulheres.

A Preâmbulo é pioneira no mercado de softwares para a área jurídica no país. Começou a atuar em Curitiba há 36 anos, e tem mais de 6 mil clientes, e é reconhecida pelo software jurídico CPJ-3C, eleito três vezes consecutivas como o mais utilizado do Brasil.

Também participaram da entrega dos equipamentos o diretor financeiro, Marcos Lessa e a gerente de marketing, Ana Paula Miranda, da Preâmbulo Tech; e o administrador administrativo financeiro da Agência Curitiba, Flávio Henrique Tameirão Pereira.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 121 | JULHO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS