Com o histórico Estádio Durival Britto e Silva aos seus pés, sede de jogos da Copa do Mundo de 1950, e dando vistas para a Rodoferroviária e o Mercado Municipal de Curitiba, o Viaduto do Colorado passou a contar desde a última segunda-feira (27/4) com um renovado e moderno sistema de iluminação. As luminárias de LED proporcionam economia de energia elétrica e mais segurança a motoristas e pedestres que utilizam a estrutura viária. 

O trabalho de modernização foi coordenado pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que em 2019 substituiu 16 mil pontos por luminárias de LED e, neste 2020, iniciou o trabalho para trocar mais 44 mil pontos.

“O serviço traz melhorias significativas para a iluminação pública de Curitiba, além de gerar uma redução de mais de 50% no consumo de energia. As luminárias de LED também são mais duráveis – 50 mil horas ou seis anos, unindo eficiência luminotécnica e sustentabilidade”, disse Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.  

O Viaduto do Colorado e sua pista de rolamento, que leva o nome de Rua Sérgio Venci, liga as ruas Tibagi e Mariano Torres – ambas também passaram a contar com iluminação em LED – à Avenida Comendador Franco. Suas novas luminárias possuem 200 watts de potência. 

Ligação com o futebol

Construído no fim da década de 70, o viaduto leva o nome do extinto time de futebol que mandava seus jogos na Vila Capanema, apelido do Estádio Durival Britto e Silva. O Colorado Esporte Clube nasceu em 1971 da fusão entre o Britânia Sport Club, Palestra Itália Futebol Clube e o Clube Atlético Ferroviário e depois, em 1989, fez parte do nascimento do Paraná Clube ao se unir com o Esporte Clube Pinheiros.   

Trabalho em andamento

Via central de Curitiba e com intenso tráfego de veículos e pedestres, a Rua Tibagi ganhou novas luminárias em LED. Assim como a Tibagi, o Departamento de Iluminação está com o trabalho em andamento de troca das luminárias de vapor de alta pressão de sódio por LED nas avenidas Comendador Franco, Marechal Floriano Peixoto, Fredolin Wolf e Manoel Ribas e nas ruas Brigadeiro Franco, Domingos Antônio Moro, Fagundes Varela, Professor João Soares Barcelos e São Salvador. 

Os serviços também já foram concluídos nas ruas Mariano Torres (Centro), Itatiaia, Itacolomi, ambas no Portão, e Augusto Stresser, no bairro Hugo Lange.