21 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Visita guiada ao Cemitério Municipal abre inscrições

Interessados em participar das visitas guiadas ao Cemitério São Francisco de Paula, conhecido como Cemitério Municipal de Curitiba, podem se inscrever para as turmas do dia 16 de abril, com passeios às 9h e às 14 horas. Realizadas gratuitamente, as visitas entraram para o calendário fixo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente devido ao grande interesse popular.

A visita de abril tem como objetivo divulgar os resultados finais obtidos no projeto “Memento Mortuorum – Inventário do Cemitério Municipal São Francisco de Paula”. A ação, que tem duração de três horas e será conduzida por Clarissa Grassi, abordará os aspectos históricos e as personalidades sepultadas no cemitério mais antigo da capital, além de enfocar os principais exemplares e referenciais arquitetônicos, artísticos e a geodiversidade de suas construções.

O projeto, viabilizado pelo edital de patrimônio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, teve como objetivo realizar o levantamento das principais tendências arquitetônicas presentes no cemitério. Como produto final, o projeto Memento Mortuorum foi transformado em livro que, além de contar todo o processo de discussão e criação do
cemitério e suas tendências arquitetônicas, traz também uma proposta para a preservação da necrópole baseada na adoção de setores com diferentes graus de proteção das edificações.

Realizado durante o ano de 2015 por uma equipe multidisciplinar, o projeto proporcionou o levantamento de 5.743 construções, enquadradas em sete tipologias arquitetônicas, gerando cerca de 30 mil fotos, além da identificação de 25 tipos de rochas presentes nos túmulos. Referenciais arquitetônicos como o colonial luso-brasileiro, ecletismo, paranismo, neocolonial, art-deco e modernismo foram identificados. Além disso foi realizada uma pesquisa histórica contemplando documentos de 1818 a 1940.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br. É preciso enviar o nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. Não serão permitidas gravações ou fotos durante a visita.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS