14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Visita guiada mostra a variedade de orgânicos do Mercado Municipal

Ao percorrer os boxes e bancas do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, a nutricionista Carolina Meister, 26 anos, descobriu muitas frutas e hortaliças que nunca imaginou serem livres de agrotóxicos. “Venho sempre aqui correndo e acabo indo direto almoçar no restaurante. Mas hoje, com mais tempo, pude conhecer toda a variedade de produtos, inclusive carnes e até roupas”, salientou.

Carolina foi uma das 20 pessoas que participaram nesta quarta-feira (31/5) da visita guiada ao setor do Mercado Municipal especializado em produtos sem adubos químicos ou insumos geneticamente modificados. A ação faz parte da Semana Nacional de Orgânicos, que começou nesta terça-feira (30/5) e vai até domingo (1/6).   

Apesar de já visitar há alguns anos ao Setor de Orgânicos, o engenheiro agrônomo Irani Souza Portilho, 67 anos, quis participar do tour guiado. “Os comerciantes sempre buscam oferecer novidades e a qualidade é realmente muito boa”, observou ele.

Dono da Natural Market, loja especializada em produtos orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose, Antônio Rapetti foi o responsável por fazer a visita guiada aos 22 boxes e bancas. Ele começou o tour no Mercado Municipal explicando o processo de produção dos alimentos livres de agrotóxicos e a importância de os consumidores exigirem a certificação dos produtores e comerciantes.

“Além dos alimentos serem livres de adubo químico, há toda uma preocupação com uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais’, salientou Antônio.

O comerciante, que também cultiva frutas vermelhas e milho sem agrotóxico em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, salientou ainda que os preços dos orgânicos baixaram consideravelmente nos últimos anos, mas os custos sempre serão mais elevados que os da agricultura convencional. “A escolha do consumidor não deverá se basear no preço, mas sim por ingerir alimentos e produtos processados livres de fertilizantes sintéticos solúveis, antibióticos (no caso das carnes e ovos, por exemplo), agrotóxicos e transgênicos”, completou ele.

Durante o passeio, os participantes viram de perto a variedade de hortifrutigranjeiros, cereais, ovos, especiarias, carnes, roupas e até cosméticos, bem como observaram os cardápios do restaurante, do café e da lanchonete. “Como é bom ter, no centro da cidade, um espaço como esse, onde podemos comprar vários produtos mais saudáveis”, completou Carolina.

Novas visitas ao Setor de Orgânicos do Mercado Municipal serão feitas nesta quinta-feira (1/6), às 9h30, e, na sexta-feira (2/6), às 14h30, para grupos de 15 a 20 pessoas e com agendamento prévio pelos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

Programação

Até o próximo domingo (4/6), dois estabelecimentos administrados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o Mercado Municipal e a Feira Orgânica do Passeio Público, concentram as ações da Prefeitura durante a Semana Nacional de Orgânicos.

Além de visitas guiadas, estão programadas palestras, oficinas e workshops nos dois locais. No último dia, também haverá um tour a propriedades orgânicas da Grande Curitiba, com saída do Mercado Municipal.

 

Semana Nacional de Orgânicos da Prefeitura

Quinta-feira (1/6)

14h30 – Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio pelos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

 

Sexta-feira (2/6)

9h às 17h – Exposição de marcas e produtos no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

10h – Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços por agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

11h30 – Palestra com a nutricionista Eliane Tagliari sobre o Impacto do Orgânico na Saúde Hepática no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

14h30 – Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

 

Sábado (3/6)

Mercado Municipal

9h às 17h – Exposição de marcas e produtos no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

8h às 18h – Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços por agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria no Setor de Orgânicos.

10h – Oficina de Micro Jardinagem com Iracema Bernardes

10h45 – Workshop sobe Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) com a nutricionista Daniele Dominoni

11h30 – Workshop sobre Aproveitamento Integral de Alimentos

12h30 – Workshop sobre Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) com José Marcos Antillon Hernandez.

Feira Orgânica do Passeio Público

9h30 – Visita guiada para no máximo dez pessoas. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

10h30 – Oficina Horta Caseira com o “mago jardineiro” Ademar da Silva Brasileiro e apoio da Unidade Móvel da Secretaria.

11h30 – Workshop e degustação na banca da chef Amanda Marfil.

 

Domingo (4/6)

Passeio orgânico com saída do Mercado Municipal

7h30 às 18h – Visita a propriedades orgânicas da Grande Curitiba e ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Embarque para saída: entrada do Setor de Orgânicos, na Rua da Paz.

Inscrições: no máximo 25 pessoas e devem ser feitas na Feira do Passeio Público, na banca da Acopa, no sábado (3/6), das 9h às 12h.

Valor do passeio: R$ 70 (inclui transporte, almoço e lanche).

 

Serviço

Mercado Municipal de Curitiba

Local: Rua Sete de Setembro, Avenida Presidente Afonso Camargo, Rua da Paz e Rua General Carneiro.

 

Feira Orgânica do Passeio Público

Rua Presidente Faria, esquina com Rua Carlos Cavalcanti.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS