O segundo semestre de 2026 marcará uma nova etapa do programa Ganhando o Mundo, com o embarque de 1.294 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná para intercâmbios internacionais. Entre julho e setembro, os alunos seguirão para Austrália, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia, onde cursarão um semestre letivo em instituições de ensino locais, vivenciando novas culturas, aprimorando a fluência em língua inglesa e ampliando seu repertório acadêmico e pessoal.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), o Ganhando o Mundo consolidou-se como o maior programa de intercâmbio estudantil do país, dando oportunidade aos estudantes da rede estadual de estudar em escolas estrangeiras, com todas as despesas custeadas pelo Estado.
O destino que inaugura o calendário de embarques para o segundo semestre é a Austrália, que receberá 199 estudantes paranaenses. O primeiro grupo, com 100 alunos, embarca em 12 de julho para Perth, capital da Austrália Ocidental. No dia seguinte, outros 41 estudantes seguem para o mesmo destino. Já em 14 de julho, mais 58 alunos embarcam para as cidades de Brisbane e Adelaide.
Na sequência, o Canadá receberá o maior contingente desta etapa, com 574 estudantes distribuídos em embarques previstos entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro. O Reino Unido receberá 175 intercambistas, com viagens programadas para agosto. Também estão previstos embarques para a Irlanda, entre os dias 15 e 17 de julho, e para a Nova Zelândia, em 23 e 24 de agosto, com a participação de 150 estudantes para a Irlanda e 200 alunos para a Nova Zelândia.
“Enquanto milhares de estudantes embarcam para viver essa experiência transformadora em 2026, já estamos preparando a próxima geração de intercambistas”, adianta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “A convocação do Ganhando o Mundo 2027 demonstra a força e a continuidade de uma política pública que vem mudando a vida dos nossos alunos e fortalecendo a educação do Paraná. Cada estudante que retorna traz não apenas o aprimoramento do idioma, mas também mais autonomia, maturidade e uma nova visão de mundo”, afirma.
Desde o início do programa, em 2022, 4.540 estudantes da rede estadual já foram contemplados, em um investimento acumulado superior a R$ 500 milhões. O pacote de apoio inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, emissão de passaporte e vistos, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de material didático, uniforme e documentação acadêmica. Cada participante também recebe um auxílio mensal de R$ 800 durante o período de intercâmbio.
EDIÇÃO RECORDE – A edição de 2026 é a maior já realizada pelo Ganhando o Mundo, com 2 mil estudantes contemplados. Os embarques seguem ao longo do segundo semestre para Austrália, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia, enquanto os primeiros grupos que concluíram o intercâmbio já começam a retornar ao Paraná após seis meses no Exterior.
GANHANDO O MUNDO 2027 – Paralelamente aos preparativos para os embarques deste ano, a Seed-PR já iniciou o processo para a próxima edição do programa. Na última semana foi divulgada a primeira convocação do Ganhando o Mundo 2027, com quase 500 estudantes selecionados.
A chamada contempla o primeiro colocado de cada município paranaense que tinha estudantes classificados e os 100 melhores classificados inscritos no Bolsa Família. Novas convocações serão realizadas posteriormente, conforme a distribuição proporcional das vagas entre as cidades.
A edição de 2027 ofertará vagas para Austrália (100), Canadá (500), Irlanda (100), Nova Zelândia (150) e Reino Unido (150), mantendo o compromisso do Estado de ampliar as oportunidades de intercâmbio para estudantes da rede pública paranaense.


