10.7 C
Curitiba
sexta-feira, 19 julho 2024

Arte, criatividade e diversão: MON divulga programação de férias de julho

Durante duas semanas, o Museu Oscar Niemeyer oferecerá uma programação especial de férias recheada de arte, cultura e criatividade. Haverá diversas oficinas e mediações para crianças, adolescentes e suas famílias. As atividades começam dia 9 de julho.

As ações serão realizadas no Espaço de Oficinas, em salas expositivas e na área externa do MON, promovendo oportunidades de novas experiências individuais e coletivas com o espaço do museu e com a arte.

Com a intenção de criar um ambiente de interação entre as crianças e suas famílias, os participantes com menos de 14 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados de um adulto responsável durante toda a atividade.

Serão três formatos de programação: oficinas (turmas fechadas e com participação condicionada à inscrição prévia), visitas mediadas (abertas ao público nos horários indicados, sujeitas à lotação) e Ateliês de Criação (abertos ao público nos horários indicados, sujeitos à lotação).

Para participar das oficinas é necessário adquirir os ingressos antecipadamente no site do museu, selecionando uma entrada para a criança e uma para o adulto acompanhante na atividade desejada. O valor do ingresso é o mesmo de acesso ao MON: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) e isento para crianças até 12 anos e maiores de 60 anos. As vagas são limitadas.

Já para as visitas mediadas, que ocorrerão sempre às 11h, é necessário comprar o ingresso de acesso ao museu diretamente na bilheteria no dia da ação e se dirigir ao ponto de encontro indicado. A atividade está sujeita à lotação do espaço.

Os Ateliês de Criação serão sempre nas quartas-feiras, quando a entrada do museu é gratuita. Basta retirar o ingresso na bilheteria do MON e ir até o Espaço de Oficinas. Os ateliês estarão sujeitos à lotação de espaço e a entrada dos participantes será por ordem de chegada.

RECOMENDAÇÕES – No período de férias, o museu possui um fluxo maior de visitantes às quartas-feiras. É preciso considerar os horários dos Ateliês de Criação, levando em conta que pode haver filas para entrar no MON e para acessar a atividade na oficina.

Haverá fila preferencial para pessoas com deficiência, pessoas autistas, pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue.

As atividades foram pensadas para faixas etárias específicas, portanto, sempre que houver indicação de idade, ela será obrigatoriamente respeitada.

No Ateliê de Criação, o Espaço de Oficinas atende a 60 pessoas simultaneamente e a rotatividade de participantes é por ordem de chegada. O tempo de espera pode variar de 10 a 40 minutos. O acesso é permitido até as 15h30.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Confira a programação:

Visitas mediadas

9/7 – 11h

“África, Expressões Artísticas de um Continente”

Ponto de encontro: Sala 4

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

11/7 – 11h

“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”

Ponto de encontro: Sala 5

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

12/7 – 11h

“Trilhos e Traços – Poty 100 anos”

Ponto de encontro: Sala 6

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

16/7 – 11h

“Extravagâncias” – Joana Vasconcelos

Ponto de encontro: Olho

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

18/7 – 11h

“Antes e agora, longe e aqui dentro”

Ponto de encontro: Sala 11

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

19/7 – 11h

“O Jardim” – Efrain Almeida

Ponto de encontro: Sala 2

Público-alvo: livre

Duração: 40 minutos

Ateliês de Criação

10/7 – das 11h às 15h30

Ateliê de Criação em movimento

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: acima de 3 anos

Nesse Ateliê de Criação, será pensado o movimento como possibilidade criativa, explorando esse elemento em diversas linguagens artísticas. Nos Ateliês de Criação, o Espaço de Oficinas fica repleto de propostas e ideias para explorar ao máximo a criatividade.

17/7 – das 11h às 15h30

Ateliê de Criação com luzes e sombras

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: acima de 3 anos

A luz e a sombra serão pensadas como possibilidade criativa, explorando esses elementos em diversas linguagens artísticas.

Oficinas

12/7 – Sessão 1: 10h30 – Sessão 2: 14h30

Investigo com meus pés na terra

Ponto de encontro: Salão de eventos

Público-alvo: 6 a 10 anos

Duração: 1h30

Como investigar com os pés? Nessa oficina, os participantes serão convidados a tirar os sapatos e explorar as áreas externas do museu, onde vão coletar elementos que farão parte de uma nova composição.

18/7 – Sessão 1: 10h30 – Sessão 2: 14h30

Voo livre: criação de passarinhos

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: 8 a 12 anos

Duração: 1h30

Como é habitar um espaço com passarinhos? Nessa oficina, inspirada na exposição do artista Efrain Almeida, em cartaz na Sala 2, os participantes vão confeccionar passarinhos com materiais diversos.

19/7 – Sessão 1: 10h – Sessão 2: 14h30

Como ela veio parar aqui?

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas – subsolo

Público-alvo: a partir de 16 anos

Duração: 2h

As diversas obras do museu nos contam várias histórias. Essa oficina explorará a relação entre a imagem e o som por meio da câmera do celular. Os participantes serão convidados a produzir breves filmes a partir das narrativas presentes em obras que estão ao redor. É necessário leva celular com memória suficiente para gravação de vídeos.

Serviço:

Links para compra de ingresso das oficinas:

Investigo com meus pés na terra: https://bit.ly/FeriasMON12-07-24

Voo livre: criação de passarinhos: https://bit.ly/FeriasMON18-07-24

Como ela veio parar aqui?: https://bit.ly/FeriasMON19-07-24

Mais informações: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 120 | JUNHO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS