26 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Auto sobre a história da fundação de Curitiba será encenado no Passeio Público

Na semana do aniversário de 331 anos da cidade, o Passeio Público será o palco da encenação Evocação para Curitiba, sobre a história da fundação da cidade. As apresentações gratuitas serão de quinta-feira (28/3) a domingo (31/3), às 19h30. 

O espetáculo no Passeio Público, que terá como palco a Ilha das Ilusões (o público poderá acompanhar em frente, junto ao deque), foi produzido pela Fundação Cultural de Curitiba especialmente para as crianças, que aprendem de forma lúdica o início da história da cidade, quando ainda se chamava Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Com figurinos de época, 16 atores representam os indígenas e os colonizadores. 

O cenário em formato 3D é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná. Na obra, o artista reconstrói a cena da chegada dos fundadores na região. 

O espetáculo destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara. Um ator interpreta o Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz. 

O público irá assistir a uma versão ampliada do espetáculo que foi apresentado durante o mês nas Ruas da Cidadania. A versão estendida e musicada também será apresentada na Câmara Municipal de Curitiba, quarta-feira (27/3), às 11h, e no Memorial de Curitiba, domingo (31/3), às 12h, com entrada gratuita. 

Serviço: espetáculo Evocação para Curitiba

Passeio Público – dias 28, 29, 30 e 31 de março, às 19h30
Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79) – dia 31 de março, às 12h. 

Gratuito

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS