26.7 C
Curitiba
quarta-feira, 24 abril 2024

Biblioteca Pública abre inscrições para projeto literário voltado ao público 60+

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está com inscrições abertas até dia 27 de março para o projeto Roda de Leitura 60+. A iniciativa visa ampliar a participação do público acima dos 60 anos nos espaços culturais da instituição, consolidando, com ações quinzenais (duas vezes ao mês), o compromisso com a promoção da inclusão e valorização das pessoas desta faixa etária. De modo prático, a ação tem como objetivo incentivar a leitura e a discussão de obras da literatura mundial e das ciências que favoreçam a saúde socioemocional das pessoas. 

O primeiro encontro acontece no dia 1º de abril, segunda, das 15h às 16h, na Sala de Reuniões do 2º andar, ao lado do Auditório da Biblioteca, contando com a presença de até 15 participantes. 

As sessões serão dinâmicas, alternando entre obras de literatura selecionadas pela BPP e temas relacionados à ciência da saúde em cada dia do projeto. Durante as reuniões, alguns capítulos serão explorados com a leitura ativa dos mediadores e dos participantes, enquanto outros serão atribuídos para a leitura em casa, podendo ser no formato impresso ou digital. Esses mesmos recursos serão utilizados nos encontros presenciais.

Além das rodas de leitura, o projeto contempla uma série de outras atividades. Entre elas, destacam-se palestras com escritores e encontros bimestrais, que incluem um chá literário e a partilha de alimentos na cantina da Biblioteca. O grupo executor do projeto Roda de Leitura 60+ planeja realizar exposições trimestrais no hall do 2º andar da Biblioteca, oferecendo uma experiência cultural e interativa para os participantes e outros frequentadores da BPP.

A atividade segue a legislação estadual vigente por meio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, conferindo recursos para inserção desse público nos instrumentos culturais do Estado do Paraná, e está em conformidade com a Constituição Federal, as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente pelo e-mail brunojl@seec.pr.gov.br até o dia 27 de março, com vagas limitadas.

Serviço:

Inscrições para o projeto Roda de Leitura 60+
Vagas limitadas (15 participantes por encontro)
Pelo e-mail brunojl@seec.pr.gov.br 
Até 27 de março

Roda de Leitura 60+
Início: 1º de abril, segunda
Horário: 15h às 16h 
Local: Sala de Reuniões do 2º andar – Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133
Periodicidade: quinzenal (duas vezes ao mês)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS