13.2 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Com apoio do Proesporte, Paraná recebe Copa Duque de Punhobol neste fim de semana

Será realizada neste sábado e domingo (27 e 28), no Clube Duque de Caxias, em Curitiba, a 37ª edição da Copa Duque de Punhobol, que reunirá cerca de 400 atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na disputa de 140 partidas. Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Terrestres (CBDT), o evento é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo e Fomento ao Esporte – Proesporte.

Participarão equipes de destaque nacional nesta modalidade, como a do Clube Duque de Caxias, referência no Paraná, pois conta com quatro campos de disputas, a Sogipa, de Porto Alegre, Ginástica Rissul, de Novo Hamburgo (RS), além da Sociedade Morgenau, Clube Mercês, e ASBP/Condor/São Bento do Sul, Blumenau, Pomerode e Joinville, todas de Santa Catarina.

Serão disputadas as categorias sub-12, sub-14, sub-16, sub-18, misto, adulto feminino e adulto masculino. A abertura será às 9h de sábado, com os jogos iniciando logo na sequência, às 9h30. A última partida do primeiro dia está marcada para 18h15. No domingo, as finais começam às 15h e encerram às 16h25. Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da Punhobol TV.

INCENTIVO – Otávio Vinicius Taguchi, coordenador do Proesporte, lembra que o Clube Duque de Caxias é uma referência no punhobol e que procurou o mecanismo de recurso público para ampliar, melhorar e qualificar a modalidade no Estado. “Essa parceria entre o Proesporte e o clube vai colher muitos frutos. Nosso papel é dar condições para democratizar o acesso às modalidades esportivas, para que atletas, técnicos e entidades do setor consigam condições melhores na execução dos seus projetos”, afirma.

Para o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, Clésio Prado, o evento é um exemplo de que as políticas públicas para o esporte do Paraná todos os atores deste setor. “Isso demonstra que as políticas de fomento, de incentivo e de promoção do esporte estão tendo resultado. A comunidade esportiva está dando esse retorno”, completa.

O presidente da Federação Paranaense de Punhobol, Aurélio Freitas, destaca a presença das principais equipes do Brasil e os feitos do punhobol brasileiro. “O Brasil é bicampeão mundial de seleções adulto masculino, campeão mundial de seleções adulto feminino, bicampeão mundial de seleções sub-18 masculino, tem 18 títulos mundiais de clubes masculino e oito títulos mundiais de clubes feminino”, lembra. “O Punhobol é um esporte pouco conhecido, mas com vários títulos mundiais. Para quem não conhece a modalidade, a Copa Duque é uma boa oportunidade”.

ESPORTE – O punhobol é um esporte coletivo semelhante e precursor do voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama que mede 50m x 20m, com cinco jogadores de cada lado. O campo é dividido ao meio por dois postes, nos quais é esticado um cabo ou rede, que varia de 3 a 7 centímetros de largura, a uma altura de dois metros (adulto masculino) ou 1,90 metro (adulto feminino). Todas as jogadas são feitas com o punho fechado e as defesas com o antebraço.

No Brasil o punhobol chegou por volta de 1824, com a colonização alemã, principalmente no Sul. No Paraná, o primeiro clube a realizar torneios de punhobol foi o Duque de Caxias. É o esporte não olímpico que mais conquistou títulos internacionais para o Brasil. É praticado nos cinco continentes tendo mais de 65 federações atuando oficialmente.

Além do Clube Duque de Caxias, o punhobol é praticado regularmente na Sociedade Morgenau e no Clube Mercês Santa Felicidade. A galeria de troféus da capital paranaense é marcada por várias conquistas internacionais: títulos sul-americanos, pan-americanos, nas categorias sub 16, sub 18 e adulto, tanto no masculino quanto feminino.

ANO PASSADO – Em 2023, o Paraná sediou o Campeonato Mundial de Clubes de Punhobol, com mais de 250 atletas entre os melhores do mundo na modalidade. O evento também aconteceu na estrutura do Clube Duque de Caxias, que já havia sediado a edição 2022. Participaram atletas do Brasil, Alemanha, Áustria e Suíça, com destaque para a equipe masculina da Sociedade Novo Hamburgo, que ficou com o ouro. No feminino, as anfitriãs do Clube Duque de Caxias ficaram com o vice.

Serviço:

Data: sábado e domingo (27 e 28)

Horário: a partir de 9h de sábado

Local: Clube Duque de Caxias

Endereço: Rua Costa Rica, 1.173, Bacacheri

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS