20.4 C
Curitiba
sábado, 24 fevereiro 2024

Com o Vale do Pinhão, Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo

Em novembro de 2023, Curitiba conquistou o World Smart City Awards, na categoria Cidades. O prêmio internacional, entregue ao prefeito Rafael Greca em Barcelona, na Espanha, reflete o trabalho da Prefeitura e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, para a melhoria da cidade e do empreendedorismo.

“Quando me propus a ser prefeito de Curitiba, em 2016, via todo mundo palpitando sobre inovação e pensava: por que não conosco? Por que não sonhar com uma Pirâmide Solar, com um Vale do Pinhão, com Fazenda Urbana? Curitiba transformou esses e outros sonhos em realidade e hoje é referência de cidade inteligente e do futuro”, celebra o prefeito.

Pavimentando o futuro

Criado em 2017, o Vale do Pinhão consolidou sua presença e estendeu suas ações às cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), tornando-se referência em ecossistema de inovação. “O Vale do Pinhão tem sido, com apoio da Prefeitura e de todas as suas secretarias, um catalisador para todos os atores do ecossistema transformarem ideias em realidade”, destaca o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.

Em 2023, o ecossistema de inovação curitibano amadureceu seu foco na atração de novos negócios para Curitiba.

A Agência Curitiba realizou seu planejamento estratégico, estabelecendo metas para os próximos cinco anos e liderou a formação de uma governança para o Vale do Pinhão, com apoio do Sebrae-PR, para a criação das Redes de Inovação de Talento, Capital e Ambientes, com 70 instituições.

A Agência também lançou a Escola de Inovação, o Invest Curitiba, o Innovate Curitiba, o Empregotech 40+, o Link Vale do Pinhão e iniciou as obras da primeira etapa do Pinhão Hub.

  • Invest Curitiba – Programa de atração de talentos e de novas oportunidades de investimentos nacionais e internacionais.
  • Innovate Curitiba – A capital é primeira cidade da América do Sul a integrar o internacional Innovate World, de divulgação cidades inovadoras e inteligentes.
  • Escola de Inovação de Curitiba – Vai formar e aprimorar talentos com a oferta de qualificações em áreas estratégicas de inovação.
  • Empregotech 40+ – Em parceria com a Indra/Minsait, a primeira turma oferta cursos online gratuitos de Tecnologia da Informação (TI) a 160 pessoas acima dos 40 anos.

“O curso é uma parceria de gente que sabe do que está falando: oVale do Pinhãoe uma grande empresa, a Minsait/Indra”, elogiou o aluno do curso Elves Kleber Schweppe, 43 anos.

  • Vale do Pinhão e Ecossistemas Metropolitanos de Inovação – A parceria com o Sebrae-PR é o maior projeto de inovação aberta do Paraná e promove negócios entre grandes empresas e indústrias com startups, micro e pequenos negócios.
  • Pinhão Hub – A reforma do prédio central no Engenho de Inovação, em andamento no Rebouças, marca a primeira fase do novo ponto de encontro do ecossistema.

Cidade Empreendedora

De janeiro a novembro de 2023, a Agência Curitiba atendeu 246,4 mil empreendedores nos programas Bom Negócio, 1º Empregotech e Empregotech 40+, Empreendedora Curitibana, Curitiba Empreendedora, Tecnoparque, Cidade das StartupsWorktiba e Fundo de Aval Garantidor e promoveu eventos como a Feira de Empreendedores, com 80 expositores no Parque Barigui.

Curitiba Empreendedora – Os 213,1 mil microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba contaram com 219,6 mil atendimentos gratuitos em 2023 nos 9 Espaços Empreendedor, além de 43 capacitações e o Mutirão MEI.

Tecnoparque – As 115 empresas de base tecnológica participantes têm redução no ISS para aplicar em projetos de inovação. Juntas, faturam quase R$ 6 bilhões/ano e geram 20 mil empregos.

Fundo de Aval Garantidor – Alavancou R$ 20,2 milhões em empréstimos para 351 micro e pequenas empresas.

Empreendedora Curitibana – Impactou 2,3 mil mulheres em 2023, em 40 eventos de capacitação e networking. Realizou o Prêmio Empreendedora Curitibana 2023, com 310 inscritas de 20 cidades (Curitiba e RMC), em cinco categorias.

“Disputaram empreendedoras com ideias incríveis, o que é um ponto absurdamente positivo do prêmio, evidenciando o impacto que nós, mulheres, temos no mercado de trabalho”, diz a CEO da Soul Brasil Esportes, Maria Tereza Publio Dias, vencedora na categoria Startup.

Bom Negócio – Ampliado em 2023, oferece 7 jornadas que somam 175 horas/aula. Foram 12 turmas de cursos para 2,1 mil inscritos, com 315 certificações.

Estante de prêmios

Curitiba recebeu as seguintes premiações nacionais e internacionais como cidade inteligente, inovadora e sustentável em 2023:

  • Vencedora da categoria Cidades do Smart City World Awards/Cidade Mais Inteligente do Mundo.
  • Uma das 7 das Comunidades mais Inteligentes do Mundo pelo Intelligent Community Forum.
  • 1º lugar no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes, Cidade Mais Inteligente do Brasil, da Conexis Brasil Digital e Teleco.
  • 1º lugar no Fab City Awards, do Fab City Foundation/Barcelona.
  • 2ª cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do Brasil, no ranking Connected Smart Cities.
  • 2º lugar na categoria Tecnologia e Inovação do Ranking Connected Smart Cities.
  • 2º ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina no ranking Global Startup Ecosystem Report 2023.
  • 2ª melhor cidade do Brasil para startups, no relatório Startup Ecosystem Index Report.
  • Top 3 no Latam Smart City Awards.
  • Top 3 no Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Ecossistema de Inovação de Grande Porte.
  • Selo Diamante Sebrae em excelência no atendimento – Espaço Empreendedor Pinheirinho.
  • Selo Ouro no Connected Smart Cities.
  • Finalista do Seoul Smart City Prize.
  • Fab Lab do Cajuru venceu as categorias Boas Práticas e Espaços Maker do Prêmio Habitats de Inovação 2023 (Sebrae-PR).
  • Vencedorea de 2 categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes-PR – etapa nacional;
  • Tricampeã do Prêmio Band Cidades Excelentes – etapa nacional – como a capital com a melhor gestão pública;
  • Top 3 entre as cidades do Brasil que mais investem em inovação e tecnologia (Anciti Awards 2023);

Cidade de Conexões

A Agência Curitiba fez 125 eventos para aproximar pessoas e promover negócios, como Paiol Digital, Business Round, Conexões Vale do Pinhão, Pitchcast, Talk Vale do Pinhão, Transformação Digital, além de capacitações empreendedoras, com 16 mil participantes.

Destaque para os palestrantes internacionais: o belga-marroquino Ibrahim Ouassari (Transformação Digital); os norte-americanos Kimberly Brown (Prêmio Empreendedora Curitibana) e Doug McCollough (Paiol Digital); e o chinês Wesley Wang (Conexões Vale do Pinhão).

Smart City Expo Curitiba

A 4ª edição do Smart City Expo Curitiba, em março, bateu recorde de público, com 15 mil visitantes, e tornou Curitiba sede do segundo maior público mundial do evento de cidades inteligentes com chancela da Fira Barcelona.

No evento, Smart Plaza Vale do Pinhão realizou 75 pitches e apresentações. A próxima edição do Smart City Expo Curitiba será em março de 2024.

Cidade das Startups

Vale do Pinhão apoia as 604 startups da cidade e cria vitrines para os negócios, como a 4ª quarta edição do Pitch Live, competição nacional com 191 startups, e a Feira de Inovação, com 30 participantes.

Nos Worktibas Barigui, Cine Passeio e Boqueirão, as startups e empresas em estágio inicial crescem com a estrutura do primeiro coworking público do país.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS