20.4 C
Curitiba
sábado, 24 fevereiro 2024

Confira o funcionamento de órgãos, museus e parques estaduais no Carnaval

Os órgãos, empresas e instituições do Governo do Estado cumprem período de recesso de segunda (12) a quarta-feira (14), até as 14 horas, com escala especial de trabalho. Serviços essenciais que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia, atenderão normalmente. Os museus e diversos parques estaduais estarão abertos ao público e são opções de lazer alternativa para aqueles que não gostam da folia.

Veja abaixo o horário de funcionamento de órgãos públicos estaduais:

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR – As Agências do Trabalhador e postos avançados seguem horário de funcionamento determinado por decretos municipais. O atendimento segue normalmente até as 17h desta sexta-feira (9), com retomada das atividades às 13h da Quarta-feira de Cinzas (14).

BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) realiza um Carnaval Infantil neste sábado, das 10h às 12h30, na Rua Cândido Lopes, 133, no Centro de Curitiba. A folia para a meninada terá desfile de fantasias e pintura facial na Seção Infantil. Na segunda e terça-feira a BPP estará fechada, retornando dia 14, quarta-feira, a partir das 14h.

CEASA – As unidades da Ceasa Paraná de Maringá e de Foz do Iguaçu estarão abertas na terça-feira de Carnaval. As outras três unidades, de Curitiba, Londrina e Cascavel, estarão fechadas nesta data. Todas as cinco unidades abrem normalmente na segunda-feira e na quarta-feira. A administração Central estará fechada segunda e terça e, na quarta, o expediente começará a partir das 14 horas. Veja os detalhes AQUI.

CEIM – O Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM-PR) fecha na segunda e terça-feira e retoma às atividades às 14h de quarta-feira.

COHAPAR – A sede e os 12 escritórios regionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) estarão fechados de segunda a quarta-feira, com retorno às atividades normais na quinta (15). Durante este período, serviços como cadastros em projetos habitacionais, consulta a empreendimentos disponíveis, emissão de segunda via de faturas e pedidos de emissão de escrituras podem ser feitos pelo site da empresa.

DETRAN – As unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) estarão fechadas de segunda a quarta-feira (12 a 14). A atendimento ocorre a partir de quinta (15) em horário normal, das 8h às 17h. Durante este período, é possível acessar mais de 80 serviços por meio do portal do Detran e aplicativo Detran Inteligente, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 2ª via da CNH, emissão de documentos, pagamentos de débitos e multas e primeiro emplacamento.

FARMÁCIAS DO PARANÁ – Todas as unidades das Farmácias do Paraná estarão fechadas na segunda e terça-feira, com abertura a partir das 14h da Quarta-feira de Cinzas (14). A solicitação de medicamentos continua disponível pelo sistema da Secretaria de Estado da Saúde.

FOMENTO – A Fomento Paraná não terá expediente nos dias 12 e 13 de fevereiro seguindo o calendário de feriados bancários da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Decreto Estadual nº 4428/2023. No dia 14, quarta, retorna às atividades a partir das 12h.

HEMEPAR – O Hemepar de Curitiba estará aberto durante todos os dias de Carnaval. Por outro lado, as unidades de Ivaiporã e Toledo estarão fechadas nos dias 12, 13 e 14. Os horários podem variar em cada unidade, por isso a orientação aos doadores é confirmar os horários disponíveis e fazer o agendamento da doação.

Unidades do Hemepar abertas na segunda e na quarta-feira:

Apucarana

Campo Mourão

Cascavel

Foz do Iguaçu

Francisco Beltrão

Paranavaí

Pato Branco

Umuarama

Unidades do Hemepar abertas na quarta-feira:

Cianorte

Cornélio Procópio

Guarapuava

Irati

Jacarezinho

Londrina

Maringá

Paranaguá

Ponta Grossa

Telêmaco Borba

União da Vitória

JUNTA COMERCIAL – A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) estará fechada para atendimentos na segunda e terça-feira, com retomada das atividades a partir das 14h de quarta. Os demais serviços continuam disponíveis pelo site da Jucepar.

MUSEUS – O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai abrir todos os dias de Carnaval, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h30. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física ou pelo site oficial do MON. Os visitantes poderão conferir uma ampla exposição artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

Museu de Arte Contemporânea também estará aberto todos os dias, das 10h às 18h, com acesso até as 17h30. O destaque são as exposições “A Terra e o Devaneio da Vontade” e “Reforma: formas de ver”. Nos demais espaços culturais do Governo do Estado, também há inúmeras exposições e mostras de artistas locais, nacionais e internacionais, que funcionarão em dias e horários diferenciados.

PARQUES ESTADUAIS – Vinte e cinco Unidades de Conservação (UC) do Estado funcionarão integralmente durante todas as datas da folga prolongada, incluindo a terça-feira (13), com destaque para os passeios disponíveis no Litoral do Estado. Apenas as UCs da Mata dos Godoy, em Londrina, Pau Oco, em Morretes, e Ilha das Cobras, em Paranaguá, permanecem fechadas para reforma.

PROCON – A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) estará fechada na segunda e terça, e aberta a partir das 14h de quarta. Neste período, os atendimento virtuais continuam normalmente por meio do site oficial do Procon-PR.

RECEITA ESTADUAL – As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas nos dias 12 e 13 de fevereiro e retomam o atendimento a partir das 14h da quarta (14). O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) funcionará das 13h às 19h no dia 14, pelos telefones (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades).

SANEPAR – Todas as Centrais de Relacionamento com o Cliente da Sanepar ficarão fechadas para atendimento presencial ao público, com o retorno das atividades na quarta-feira, a partir das 13h30. Os demais canais de relacionamento funcionarão normalmente 24 horas por dia durante o Carnaval.

Whatsapp: (41) 99544-0115 / Telefone: 0800 200 0115 / e-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br / site: www.sanepar.com.br.

TRANSPORTE METROPOLITANO – Durante o Carnaval, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) implementará ajustes na programação do transporte coletivo metropolitano que visam adequá-lo às demandas. A recomendação é que os usuários consultem os horários específicos de cada linha para o planejamento de suas viagens durante o período carnavalesco.

Na segunda-feira (12), será seguida a programação padrão para a maioria das linhas nos municípios. Alguns terão linhas com horários reduzidos, como Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quitandinha, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Na terça (13), todas as linhas operarão conforme a programação de sábado, com exceções pontuais. Na quarta-feira (14), todas as linhas atendem normalmente, conforme a programação dos dias úteis.

A programação completa do Transporte Metropolitano pode ser consultada no site da Amep.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS