23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

CuritibAtiva oferece orientações para uma vida mais saudável

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude fez nesta quarta-feira (08/02), na 1ª Semana da Saúde do Mercado Municipal, uma ação do programa CuritibAtiva para medir o Índice de Massa Corporal (IMC) da população, bem como sugerir atividades físicas de acordo com os resultados. No total, 437 pessoas verificaram o IMC e conversaram sobre exercícios adequados para cada perfil.

“Somado a isso, também são dadas informações sobre alimentação saudável e cuidados com a saúde”, explica o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Um dos principais focos da ação é ajudar ao combate da obesidade, que já atinge aproximadamente um quinto da população brasileira adulta. O Brasil está em terceiro lugar entre os países com obesidade masculina (atrás de China e Estados Unidos) e em quinto em relação à obesidade entre mulheres (atrás de China, Estados Unidos, Rússia e Índia).

Olga Nazza, de 75 anos, passeava pelo mercado e decidiu aproveitar a iniciativa para medir IMC. “Foi muito bom poder verificar como estou e receber orientações de atividades que posso realizar com minha idade. Quanto mais informações sobre como ter uma vida saudável melhor.”

CuritibAtiva

Criado em 1998, o programa promove ações de mobilização e orientação, com intervenções pedagógicas e incentivo à prática correta de hábitos saudáveis e esportivos. Para isso, desenvolve aulas de práticas corporais orientadas, avaliação e prescrição de atividades físicas para adultos e adolescentes acima de 16 anos.

Semana da Saúde

Promovida pela Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura e Associação de Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal (Ascesme), a 1ª Semana da Saúde do Mercado Municipal oferecerá nesta quinta-feira (09/02) orientação sobre boa alimentação no verão e dicas de receitas de alimentos e bebidas.

Também serão distribuídos folders com receitas de sucos naturais, de uso combinado de frutas e verduras, bem como os geladinhos frozens e smoothies com frutas, leite ou água. As duas ações serão das 10h às 14h.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS