O GOV.BR e o e-Cidadão são entradas de acesso a muitos serviços e são facilitadores para que o cidadão acesse os serviços públicos de um jeito simples.
“A integração com o GOV.BR oferece ao cidadão mais uma opção de autenticação para acessar os serviços do e-Cidadão, sem a necessidade de memorizar uma nova senha. Além de tornar a navegação mais prática, esse avanço contribui para aumentar a confiabilidade dos dados cadastrais, ao utilizar uma plataforma segura e validada pelo governo federal”, afirma a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Elziane Cazura Xavier.
Atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas estão cadastradas no e-Cidadão. Aqueles que preferirem poderão continuar utilizando o login e a senha que já usam quando acessam o e-Cidadão para fazerem a sua autenticação.
Desde a implantação do novo serviço, a credencial GOV.BR já foi utilizada em mais de 43 mil autenticações. Deste total, mais de 5 mil com nível de confiabilidade cadastral Prata, no GOV.BR, foram promovidas ao nível 4 no e-Cidadão; e quase 14 mil com nível Ouro no GOV.BR foram elevadas ao nível 5, o mais alto grau de confiabilidade cadastral no e-Cidadão.
Atualmente, o e-Cidadão tem mais de 100 aplicações vinculadas, sendo 70 para uso da população nas mais diversas áreas e 37 para uso interno dos servidores e que melhoram o atendimento aos curitibanos.
A mais recente foi a integração da Agenda online ao e-Cidadão, que possibilita marcar atendimentos para mais de 1,4 mil serviços em 115 departamentos da Prefeitura de Curitiba.
Confiabilidade
O GOV.BR atribui diferentes níveis a cada conta – ouro, prata ou bronze – conforme aspectos de segurança. As contas ouro e prata do GOV.BR correspondem aos níveis 5 e 4 do e-Cidadão, as mais altas da base da Prefeitura.
O e-Cidadão atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e é integrado à base da Receita Federal do Brasil. Por isso, as informações cadastradas junto à Receita devem ser as mesmas dadas ao e-Cidadão.
Além disso, Curitiba faz parte da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR), que busca a ampliação do acesso aos serviços públicos pelo país. O grupo formado por todas as capitais brasileiras é conduzido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O objetivo da Rede GOV.BR é promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas ao governo digital no setor público.