20.4 C
Curitiba
sábado, 24 fevereiro 2024

Eduardo Pimentel destaca a força dos engenheiros no desenvolvimento de Curitiba

O vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, prestigiou o aniversário de 98 anos do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), comemorado nesta terça-feira (6/2) na sede da entidade, no Centro de Curitiba.

“O Instituto de Engenharia atua no desenvolvimento do Estado e das causas paranaenses, dando suporte e trazendo novidades e tecnologias a todos os profissionais da engenharia, agronomia, arquitetura e geociências”, disse Eduardo.

Para os engenheiros, o vice-prefeito lembrou que no mês passado foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca a escultura em bronze da primeira mulher negra a se formar em Engenharia no Brasil, Enedina Alves Marques (1913-1981). “Ela simboliza não apenas os engenheiros, mas também a força da mulher lutadora”, completou Eduardo.

Investimentos na cidade

Eduardo Pimentel destacou ainda os investimentos que tornam Curitiba referência no cenário nacional. Pelo 12º ano consecutivo, Curitiba está no topo do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), elaborado e divulgado anualmente pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O resultado é reflexo da consistência dos investimentos feitos continuamente pela Prefeitura para os avanços no desenvolvimento socioeconômico da cidade de forma sustentável.

O presidente do IEP, José Carlos Dias Conceição, destacou a importância da data. “É um momento de celebração da nossa jornada das últimas décadas”, disse. 

Planejamento urbano

A solenidade contou com o lançamento do Mural da Engenharia e com a palestra O Planejamento Urbano de Curitiba e seu futuro, do secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur. O secretário abordou plano diretor, sistema viário, meio ambiente, transporte público e os desafios da cidade, entre outras questões relativas ao tema.

“Uma entidade de grande representatividade que fortalece a engenharia da nossa cidade e do nosso Estado, porque não existe desenvolvimento sustentável sem engenharia”, afirmou Jamur. “A engenharia gera empregos, promove a infraestrutura e movimenta a economia. É também muito importante termos engenheiros no setor público para reforçar o planejamento, os projetos e promover a sustentabilidade das nossas cidades”, completou.

O presidente do Ippuc destacou o processo de planejamento de Curitiba e o pragmatismo da cidade em seguir o Plano Diretor.

“Tudo passa pelo Plano Diretor. É  a observância permanente deste plano que difere Curitiba de outras cidades. Seguimos o Plano Diretor, atualizando a cada década conforme preconiza o Estatuto da Cidade, porque não se reinventa uma cidade a cada quatro anos”, observou Jamur.

Curitiba em ordem

Jamur destacou como alicerces da gestão do prefeito Rafael Greca o ajuste fiscal, pelo Plano de Recuperação de Curitiba; o resgate do planejamento com projetos estruturantes que representam um legado para o futuro; e intervenções de manutenção urbana e cuidado com a cidade.

Ele citou a operação completa do Ligeirão Norte-Sul com recursos do Tesouro Municipal. De acordo com o presidente do Ippuc, as intervenções estruturantes em curso na cidade estão alinhadas à visão de futuro com ações pela descarbonização, eficiência nos serviços públicos de transporte, crescimento ordenado e fomento às potencialidades da cidade com foco local.

Entre os projetos estruturantes destacados estão os do Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste, que integram o Programa de Mobilidade, e do Bairro Novo da Caximba, de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Já os projetos apresentados ao BID, pelo prefeito Rafael Greca em sua viagem recente a Washington, foram dos Ecodistritos do Umbará e Ganchinho e do Ecodistrito Belém. O primeiro deles de estruturação urbana com preservação ambiental e o segundo de recuperação da bacia do Belém, que também contempla a implantação futura de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando o centro de Curitiba ao Aeroporto Internacional.

Presenças

Também participaram o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho; e os vereadores Bruno Pessuti, Mauro Ignacio, Mauro Bobato e Amália Tortato.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS