26 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Feira gratuita apresenta ideias inovadoras à população no coração de Curitiba

Nesta sexta-feira (15/3) e sábado (16/3), Curitiba recebe mais uma edição da Feira de Inovação na Rua XV de Novembro. Serão apresentados 50 serviços, produtos e soluções tecnológicas criados por 50 startups, empresas, instituições de ensino, e programas públicos da Prefeitura de Curitiba e da Região Metropolitana.

Na sexta (15/3), a feira será realizada das 9h às 18h, e no sábado (15/3), das 9h às 12h, na Boca Maldita (entre as ruas Voluntários da Pátria e Ermelino de Leão). A entrada é gratuita.

O evento é comemorativo aos 331 anos da cidade e leva o Vale do Pinhão, o ecossistema da inovação em Curitiba, até a população que passa pelo Calçadão da XV, apresentando produtos e serviços que contribuíram para a capital ter sido eleita a  mais inteligente do Mundo em 2023, em Barcelona.

A população poderá conhecer aplicações práticas de tecnologias para a Sustentabilidade Ambiental, Educação, Saúde, Urbanismo, além do uso de robótica, integração de sistemas, big data realidade aumentada e realidade virtual, horta urbana inteligente, óculos de realidade virtual, aeromodelo e protótipos de veículos, drones, impressoras 3D, zeladoria inteligente.

“A Feira da Inovação torna cada vez mais conhecidas as iniciativas que contribuíram para nos transformar na cidade mais inteligente do mundo”, diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

Atrações

Na tenda principal, bancadas servirão para apresentação de projetos da Prefeitura, de startups, universidades, movimentos de economia criativa, ONGs de impacto social e hubs de inovação.

A Prefeitura vai mostrar o Fab Lab, os kits de robótica das escolas da rede municipal de ensino, o Farol do Saber Móvel, o Fala Curitiba, as ações de Segurança Alimentar e a plataforma Saúde Já.

Na área externa, a Feira promove a exposição de carros elétricos BYD/Servopa, Buggy EION, Fala Curitiba Móvel, o veículo da startup Mapzer e uma estação solar de carregadores de celular, com patrocínio da Claro.

Smart City Expo Curitiba

Promovida pelo Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a Feira de Inovação no calçadão da Rua XV de Novembro leva a discussão das cidades inteligentes para perto da população.

Os dois dias da Feira são também um “esquenta” 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, na Smart Plaza Vale do Pinhão, de 20 a 22 de março.

Cidade inteligente

Curitiba foi eleita, em novembro de 2023, a cidade mais inteligente do mundo e coleciona outros reconhecimentos internacionais de smart city desde 2017. Isso porque a Prefeitura tem investido continuamente em ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio do Vale do Pinhão, e no uso de soluções tecnológicas em sua governança.

Interação e sustentabilidade

Este ano, a Feira da Inovação vai reforçar a preocupação com a preservação ambiental e a economia circular. Além disso, o evento vai estimular o compartilhamento de informações e contatos por meios virtuais, reduzindo a distribuição de papéis ou outros itens que gerem resíduos.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS