23.7 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Maio Amarelo de Curitiba concentra esforços contra acidentes nas canaletas exclusivas dos ônibus

A partir desta quinta-feira (2/5), a Prefeitura de Curitiba dará início à campanha Maio Amarelo de 2024, um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. O mote deste ano será “Paz no trânsito começa com você” e a campanha educativa em Curitiba concentrará esforços em segurança nas canaletas exclusivas para ônibus.

As ações educativas que compõem a campanha do Maio Amarelo são realizadas pela Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), através da Escola Pública de Trânsito.

“A campanha surge como uma medida para conter o aumento no número de acidentes dentro desses espaços e conscientizar a população sobre os riscos de trafegar em áreas restritas”, comenta Rosangela Battistella, superintendente de Trânsito.

Um levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que, em 2023, o número de acidentes nas canaletas teve aumento de 51% em comparação a 2022. Foram 59 acidentes envolvendo ciclistas e pedestres, 54 pessoas ficaram feridas e três morreram. Além disso, de janeiro a março de 2024, já foram registrados 17 acidentes nas canaletas, com 13 feridos.

Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as canaletas são exclusivas para o uso do transporte coletivo. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias, devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente. Caminhar, pedalar ou praticar esportes nesse espaço é proibido e extremamente perigoso.

Programação

As primeiras ações da campanha Maio Amarelo 2024 ocorrerão na próxima quinta-feira (2/5), com palestras no período da manhã e tarde em escolas e empresas de transporte coletivo, além de uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), no período da tarde.

Entre as atividades do mês, estão previstas mais palestras em escolas e empresas de transporte coletivo, abordagem de pais e alunos nas portas das escolas, ações nas canaletas e palestras com motoristas do transporte coletivo, entre outras.

Já as abordagens nas canaletas começarão no dia 6 de maio. Elas ocorrerão semanalmente e simultaneamente em oito eixos de transporte coletivo: avenidas República Argentina, Winston Churchill, João Gualberto, Paraná, Sete de Setembro, Presidente Affonso Camargo, Marechal Floriano Peixoto e Linha Verde.

Segundo o diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Claudionor Agibert, os horários e locais escolhidos para as ações baseiam-se nos dados de acidentes registrados nas canaletas e o trabalho educativo deve estender-se ao longo de todo o ano de 2024.

“Nossa ideia é transformar esse trabalho que começa agora em maio em um trabalho permanente, com ações previstas até dezembro. Vamos trabalhar de forma integrada com diferentes órgãos para que as pessoas mudem hábitos e passem a respeitar as restrições de circulação na canaleta”, explicou o diretor.

No Maio Amarelo também serão realizadas ações educativas em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), durante os percursos do Pedala Curitiba.

Iniciativa

Em 2024, o Maio Amarelo do Brasil completa 11 anos e mais uma vez coloca em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

O movimento internacional teve início antes, em 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela, nesse caso, simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS