12.1 C
Curitiba
quarta-feira, 19 junho 2024

Museu da Limpeza em Curitiba vai contar a história dos primeiros aspiradores de pó e máquinas de lavar

Curitiba está prestes a ganhar o novo Museu da Limpeza, Asseio e Conservação, com abertura no dia 18 de abril, no São Francisco. O museu vai contar a história de peças, equipamentos e itens de limpeza, como os primeiros modelos de aspirador de pó, vasos sanitários e máquinas de lavar, além da evolução tecnológica do setor ao longo do tempo.

Criado pela Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná (Facop), o novo museu da cidade está sendo instalado ao lado da Casa Alfredo Andersen, na Rua Mateus Leme, e será aberto como parte da programação pelos 331 anos da cidade.

“É uma alegria ter em nossa cidade a abertura deste Museu da Limpeza, valorizando uma atividade profissional que é orgulho de Curitiba e que só vai fazer bem ao Rosto da Cidade e ao nosso Centro Histórico”, celebrou o prefeito Rafael Greca.

Ele recebeu, na tarde desta quinta-feira (8/2), o convite do presidente da Facop, Adonai de Arruda, para participar da inauguração do museu, instalado em um imóvel que é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) e que está passando por reformas para abrir as portas ao público.

O projeto é realizado pela Facop com o apoio do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado do Paraná (Seac-PR) e do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Simeaco) para proteger a memória do patrimônio da limpeza profissional, essencial para a manutenção dos ambientes urbanos e bem-estar da sociedade.

Museu-escola e inovação

“Esse museu tem uma característica muito especial: vai ser o primeiro museu-escola, onde vamos ensinar as pessoas como se limpa um museu, mantendo obras de altíssimo valor”, afirmou Arruda, que ganhou do prefeito um exemplar do livro Paranismo.

Com apoio da Lei Rouanet, os dois pavimentos do Museu da Limpeza terão recursos digitais e totens para contar a história de forma interativa ao público.

Também participaram da reunião com o prefeito Rafael Greca o secretário municipal do Urbanismo, Julio Mazza de Souza; a diretora do Simeaco, Maria de Lourdes Pacondes; e o assessor jurídico do Simeaco, Raul de Araújo Santos.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS