19.3 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

O Homem Desconfortável reativa o Teatro de Comédia do Paraná

O Homem Desconfortável, espetáculo que marca a reativação do Teatro de Comédia do Paraná, apresenta um ser infeliz com a vida, a família, o trabalho, os amigos, a sexualidade e a política. O ser desconfortável não é uma ficção, é o retrato do homem moderno. A diferença é que o autor, Edson Bueno, transformou este desconforto em comédia.

A estreia do espetáculo para convidados será nesta sexta-feira (1), às 20h30, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). A temporada vai até 17 de julho, de quinta-feira a sábado, às 20h30, e aos domingos, às 19h.

A reativação do Teatro de Comédia do Paraná é resultado de edital lançado em outubro do ano passado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e Secretaria de Estado da Cultura. Pelo edital foram escolhidos texto, elenco, cenografia, figurino e trilha sonora. A direção de O Homem Desconfortável é de Alexandre Reinecke.

Estão no elenco de O Homem Desconfortável Carolina Meinerz, Christiane Macedo, Eliane Campelli, Kauê Persona, Leo Campos, Marcel Szymanski, Pedro Inoue, Simone Magalhães, Tatiana Blum e William Barbier.

Os figurinos são criações de Eduardo Giacomini, a cenografia de Guenia Lemos, a trilha sonora de Gilson Fukushima e a iluminação de Beto Bruel.

INOVAÇÃO – o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, diz que a volta do Teatro de Comédia do Paraná é a concretização de um anseio da classe teatral do Estado. “Eu, como artista, me sinto muito feliz em estar no cargo de secretário e proporcionar a volta deste importante mecanismo de fomento do nosso teatro”, disse ele.

Para Fiani, o TCP tem papel fundamental e de destaque no cenário das artes cênicas do Paraná e do Brasil. Ele reitera que este projeto sempre se caracterizou pela junção de artistas, criadores e técnicos das mais diversas tendências. Fato que reforça a importância da manutenção da companhia.

“Propus algo inédito. Normalmente os diretores escolhiam o texto a ser encenado. Desta vez não, criamos um concurso para escolher o texto, porque acreditamos no talento dos nossos dramaturgos. O resultado poderá ser visto no palco, com o excelente texto do ganhador do concurso, Edson Bueno, seguramente um dos mais importantes nomes do teatro paranaense”, disse Fiani.

O processo de retomada do TCP foi democrático, como define a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. “O edital definiu todas as etapas da montagem da peça, do texto ao figurino e, com isto, reunimos uma equipe de excelência. Estou feliz com o resultado”, afirmou Monica.

AUTOR – Edson Bueno conta que em 34 anos de dramaturgia decidiu por uma nova experiência profissional. Entregou o texto e não esteve em nenhum dos ensaios.

“Quero ter a surpresa, saber como o diretor ‘leu’ o meu texto. Estou na expectativa, mas feliz por ser o Alexandre Reinecke o diretor deste trabalho, ele tem muito conhecimento em teatro e em comédia”. E acrescenta em tom de brincadeira, “autor bom é autor morto ou escondido em casa, que é o meu caso.”

Bueno conta que o desconforto do protagonista é urbano e que está relacionado com os tempos atuais. “Ele se debate no dia a dia e uma situação complica a outra. Ele perde as referências sobre ele mesmo e vive a vida dos outros”, antecipa o autor.

DIRETOR – Alexandre Reinecke foi o escolhido para dirigir O Homem Desconfortável. No início ele ficou na ponta aérea Curitiba-São Paulo, mas nos últimos meses se mudou para a capital paranaense em função da rotina diária de preparação, escolhas e ensaios.

Reinecke se diz entusiasmado com todo o processo. “Gostei muito de texto, cenário, elenco, trilha e figurino terem sido escolhidos em audições. É um exemplo que o Brasil deveria seguir. E me sinto honrado por ter sido apontado para dirigir a peça que retoma o Teatro de Comédia do Paraná”, disse o diretor.

Ele conta que de todos os textos inscritos no Edital de Dramaturgia, o Homem Desconfortável foi o que mais chamou atenção. “É um texto moderno, que não cai no lugar comum, como há tempo não é escrito no Brasil. Com humor contemporâneo discute questões sociais, políticas e familiares.”

Reinecke diz que quando leu o texto percebeu que o trabalho seria desafiador, que precisaria de bons atores e dinâmica na direção. “Formamos um elenco unido e disponível, qualidades nem sempre encontradas, principalmente, quando são dez atores em cena. Um resultado que me satisfaz”, afirmou.

Alexandre Reinecke consolidou a carreira no ano 2000, quando foi assistente de direção de Paulo Autran na peça Dia das Mães. Desde então dirigiu 40 peças dos mais variados gêneros, entre elas as comédias Quarta-Feira, Sem Falta, Lá em Casa, com Beatriz Segall e Myrian Pires, que foi substituída por Nicete Bruno; Senhoras e Senhores, com Suely Franco, John Herbert, Sonia Guedes e Antonio Petrin; Sua Excelência o Candidato, de Marcos Caruso e Jandira Martini, estrelada por Reynaldo Gianecchini; e Arsênico e Alfazema (Arsenic and Old Lace), com Ana Lucia Torre e Denise Weinberg, peça que também traduziu e adaptou.

Esteve em cartaz com Oração Para Um Pé-de-Chinelo, de Plínio Marcos, peça que recebeu dois Prêmios Shell e um APCA; Adultérios, de Woody Allen, com Fabio Assunção; e a comédia francesa Toc Toc, um dos maiores sucessos da temporada paulista. Também dirigiu as montagens A Besta, de David Hirson, e Os 39 Degraus.

Serviço: O Homem Desconfortável

Data: estreia para convidados na sexta-feira (1)

Horário: 20h30

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Temporada: de 2 a 17 de julho. De quinta-feira a sábado às 20h30, e aos domingo, às 19h

Ingressos: R$ 20,00

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS