14.3 C
Curitiba
segunda-feira, 22 abril 2024

Com mais de 5 mil novos casos de covid, Saúde alerta para manutenção de cuidados em Curitiba

Os novos números da covid-19 alertam para a necessidade de manutenção dos cuidados com a doença em Curitiba. A média passou de 27 para 728 casos por dia em pouco mais de dois meses. Já são 5.067 casos ativos na cidade.

Na semana de 28 de fevereiro a 5 de março, segundo o último boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram registrados 5.098 novos casos e três óbitos. As vítimas, entre 50 e 88 anos, tinham comorbidades e esquema vacinal incompleto.

As festas de fim de ano e o Carnaval, com grandes concentrações de pessoas, são apontadas como as causa dessa nova onda, além da sensação de fim da pandemia trazida pelas vacinas, que diminuíram as mortes. A vacinação segue como principal arma de combate ao vírus.

“As pessoas precisam se conscientizar de que vamos conviver com o vírus da covid-19 por muito tempo, o que exige atenção a essas pequenas ondas de contaminação”, adverte a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Por enquanto, a nova onda de covid-19 não está pressionando a rede de saúde. Até às 16 horas desta quarta-feira (6/3), havia um paciente internado em leito de UTI e dez em enfermaria.

A recomendação é a mesma a que todos nos acostumamos na pandemia: tomar vacina, usar máscara em ambientes fechados e com muitas pessoas, além de adotar o álcool em gel para higienizar as mãos.

Saúde Já

Ao apresentar sintomas respiratórios, a orientação é para usar máscara, iniciar o isolamento e entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba pelo telefone 3350-9000.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS