18 C
Curitiba
quinta-feira, 25 abril 2024

Inscrições para práticas esportivas gratuitas em Curitiba começam no próximo dia 25

Que tal se tornar mais saudável em 2023? Curitiba tem uma boa estrutura de locais para prática de esportes, espalhada pelos bairros da cidade, que são um convite para tornar a atividade física um hábito. Uma prova disso é que a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), órgão que coordena os programas de esportes e lazer da Prefeitura, vai abrir inscrições a partir de 25 de janeiro para mais de 82 modalidades, nas 10 regionais administrativas de Curitiba.

“Começar a prática de uma atividade é fundamental para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Em 2023 estamos incentivando e por que não, desafiando todos os curitibanos a praticar um esporte. O importante é se movimentar e ser feliz”, disse o secretário Carlos Pijak Junior.

A Prefeitura oferece a oportunidade da prática – regular e gratuita – de esportes e atividades físicas em diversas modalidades, também inclusivas, às comunidades do centro e de todos os bairros de Curitiba.

Entre elas estão hidroginástica, natação, ginástica, zumba, alongamento, musculação, basquete, pilates, surf, ciclismo, circo, skate, handbeach, handebol, escalada, escalada esportiva, badminton, bocha, xadrez, yoga; além de basquetebol ou tênis em cadeira de rodas, futsal 5 (de cegos), bocha adaptada, em turmas exclusivas para Pessoas com Deficiência – PcD.

A oferta de práticas esportivas gratuitamente está alinhada ao Curitiba Viva Bem, política pública da Prefeitura da capital a favor do cidadão.

Lazer e diversão

Lazer e diversão têm para toda família. Nos Jogos do Piá, a diversão é aberta e gratuita para a família inteira, à base de brincadeiras tradicionais, realizadas ao ar livre. Esses eventos, são a oportunidade para aproximar as diferentes gerações, que podem se divertir juntas, em parques e praças de Curitiba.

Os mais velhos podem se lembrar dos tempos em que as brincadeiras eram nas ruas, e meninas e meninos poderão aprender a se divertir com que seus pais, avós e até bisavós se divertiam na infância. 

Os Jogos do Piá fazem parte do programa Lazer Curitiba e incluem atividades como empinar pipa, andar de carrinho de rolimã ou em perna de pau; disputas de rolar bolinha de gude, de futebol de botão, de rodar pião, de pular amarelinha, de bets.

Bailes da Melhor Idade

Dançar faz bem para corpo e pra alma. O Programa Dança Curitiba promove os Bailes da Melhor Idade todos os anos para oportunizar momentos de lazer e descontração ao segmento da terceira idade, além de proporcionar o bem-estar físico, social e psicológico, beneficiando a saúde.

Inclusão no esporte

Em Curitiba as pessoas com deficiência não são esquecidas. Quem possui qualquer deficiência, física, cognitiva ou sensorial também pode começar a praticar esporte. A Smelj disponibiliza aulas de Basquetebol ou Tênis em Cadeira de Rodas, Futsal 5 (para cegos), Bocha adaptada, em turmas exclusivas para Pessoas com Deficiência – (PCD).

Além disso Centros Especializados no Paradesporto, como o Centro de Esporte e Lazer Vilas Oficinas e o Centro de Esporte e Lazer Xaxim / Vereador João Derosso estão disponíveis para os curitibanos.

Correr é saudável

Corridas queimam calorias e fazem bem à saúde, desde que sejam respeitados limites pelos praticantes. O calendário anual de corridas de rua da Prefeitura de Curitiba, para 2023, inclui os tradicionais circuitos organizados tanto pela Smelj, como por entidades privadas, e serão inclusivos.

As primeiras provas acontecem a partir de março e vão até pouco antes do Natal.

São eventos nas categorias adulto e infantil, também abertos à participação de pessoas com deficiência física, intelectual e visual, além de TEA (para pessoas do espectro autista), com percurso de 5 ou 10 km. Todos com inscrição gratuita.

Quem pensa um desafio um pouco maior pode se preparar para a maratona Internacional de Curitiba que vai acontecer no dia 15 de novembro.

“São mais de 82 modalidades de esportes oferecidas pela Smelj nas 10 regionais da cidade e nós estamos esperando todos de braços abertos”, concluiu Pijak. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS